Férias em Portugal? Descubra o país pela gastronomia! – Do sul às ilhas

portugal gastronomia madeira fruta

Depois de explorar todas as iguarias do Norte, na primeira parte do nosso roteiro de Férias em Portugal, chegámos à Região de Lisboa para aproveitar a gastronomia da capital. Agora, é tempo de seguir caminho. Afinal, ainda há muito país para percorrer e muitos pratos para degustar!

Acabou de chegar ao blogue? Não se preocupe, o Euroticket Refeição dá-lhe boleia, mas não deixe de explorar a primeira parte desta viagem deliciosa pela gastronomia nacional! Está de Férias em Portugal? Leia o nosso último artigo e descubra aquilo que de melhor as regiões da Costa Verde, do Nordeste, da Costa de Prata e de Lisboa têm para lhe dar!

Seguimos caminho para a segunda semana de Férias em Portugal?

  1. Alentejo: o gosto da planície
    Numa terra com tanto para provar, não é de estranhar que a vida se leve com calma. Afinal, ninguém corre com a barriga cheia! Se o norte do país nos enchia as medidas, o Alentejo é uma perdição. A gastronomia alentejana é, de facto, singular: o pão e os enchidos e os queijos são inconfundíveis e, claro, não há porco como o preto! Pratos como a Açorda e as Migas, o Ensopado de Borrego e até a maravilhosa Sopa de Cação são servidos em toda a região alentejana, que, quando toca o mar, nos surpreende igualmente com as melhores feijoadas de búzios!

    Visite freguesias como a Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes ou Porto Covo e passará grande parte do seu dia à mesa, entre petiscos salgados pelo mar e verdadeiros pratos de condimento oceânico!

    Sim, o Alentejo também consegue ser docinho! Por isso, nas suas férias em Portugal, passe por Elvas e delicie-se com a sua famosa Sericaia com Ameixas e dê um saltinho a Évora, para provar o Torreão Real! Podíamos ficar aqui para sempre, que comida não faltaria, mas está na hora de seguir caminho. A mesa já está posta no Algarve!

  2. Algarve: o sabor de qualquer
    O Algarve é um verdadeiro paraíso, que o digam os turistas, que já o elegem como local preferencial para passar férias em Portugal! Não há nada melhor do que um bom jantar, depois de um dia passado nos areais extensos das praias algarvias. Opções? Acreditem, não faltam! Desde sopas de mariscos, a cataplanas de todos os tipos, na gastronomia algarvia ninguém fica com fome!

    Poderíamos escrever um artigo inteiro sobre a gastronomia desta região que, mesmo assim, faltaria espaço, por isso, deixamos que descubra tudo e nos conte quais são os seus pratos prediletos! Afinal, é só percorrer a costa! Não se esqueça de parar em Lagos, para provar o mítico D.Rodrigo, e não deixe escapar os folhados de Olhão! Apresse-se a estacionar o carro, porque ainda temos um avião para apanhar!

  3. Madeira: a iguaria da ilha
    Acabou de aterrar e já e sente arrebatado com o clima fantástico? Espere até se sentar à mesa! Na Madeira, fazem-se as melhores espetadas de vaca em pau de loureiro do mundo e uma quantidade de receitas de peixe-espada imbatível! Comece por pedir as famosas Lapas, temperadas com muito alho e já sabe que Bolo do Caco não pode faltar para acompanhar a refeição. Por falar em acompanhamento, não estranhe o milho frito, aproveite-o!

    Achava que se escapava à sopa? Antes ou depois do prato principal, não deixe de pedir a singular Sopa de Tomate e Cebola com ovo escalfado (deliciosa, por sinal). Para terminar em grande, refresque-se com as frutas tropicais da ilha e termine o seu vinho madeirense – sabia que há mais de 30 castas de vinho na Madeira? – com um Bolo de Mel e um rebuçado de Funcho!

  4. Açores: uma gastronomia feliz!
    Continuamos nas alturas até chegar aos Açores, o arquipélago em que até os animais são felizes, principalmente, as vacas! Composto por nove ilhas, não é de espantar que a variedade da gastronomia seja muita! Nestas ilhas, o atum é capturado de linha e anzol e o polvo guisado é de cortar a respiração. Aproveite os presentes da costa açoriana e delicie-se com o cavaco, as cracas e as lapas!

    E não deixe acabar as suas férias em Portugal sem antes provar o Cozido das Furnas, cozinhado no solo, com o calor que provem da terra da ilha de São Miguel. É verdadeiramente impressionante! Delicie-se com a Alcatra e termine com o sabor forte do Queijo da Ilha! Por fim, para adoçar o paladar, saboreie o famoso Bolo Lêvedo e as maravilhosas Queijadas da Vila.

E aqui temos o nosso Portugal, repleto de aromas e sabores que nos enchem de orgulho e que nos apuram o gosto! A gastronomia portuguesa conta-nos as histórias do nosso país e desperta-nos para o que de melhor este tem para nos dar. Não deixe de se deliciar ao longo das nossas praias, planícies e montanhas e descubra o verdadeiro tempero lusitano!

De norte a sul do país e nas ilhas, o seu Euroticket Refeição está sempre consigo, para que disfrute em pleno das suas férias em Portugal! E já sabe, se quiser encontrar um restaurante perto de si, as melhores promoções e até reservar mesa, é só abrir a sua APP ou o Portal MyEdenred!

Partilhe este artigo:

We connect,
you win