Já conhece todos os benefícios do chocolate?

chocolate-euroticket-edenred

Em bolos, no pão, num gelado bem fresco, misturado no leite, derretido num maravilhoso fondue de fruta ou até ao natural… Já sabe do que estamos a falar? Pois é, o chocolate faz as delícias do nosso paladar e pode trazer muitos benefícios!

Sabemos que é preciso muito autocontrolo para resistir à tentação do chocolate, mas a verdade é que, como tudo na vida, o segredo está na moderação e numa escolha acertada. Apesar de não dever ser consumido diariamente, nem em grandes quantidades, há muitos benefícios que podemos retirar do consumo de cacau. Sim, cacau, porque existem diferenças e nem todos os tipos de chocolate são saudáveis! Surpreendido? No Dia Mundial do Chocolate, contamos-lhe tudo!

O chocolate deriva da planta do cacau e remonta a 1500 anos antes de cristo. O seu valor foi reconhecido desde cedo, começando a ser consumido apenas por sacerdotes e pelas elites europeias que, para lhe retirar o sabor amargo, começaram a acrescentar mel e açúcar. Se recordarmos que o chocolate foi, em tempos, utilizado como moeda de troca, podemos até ficar espantados, contudo, se pensarmos que 9 em cada 10 pessoas gostam de chocolate e que, cerca de metade destas, têm algum tipo de compulsão pela sua ingestão, facilmente entendemos o porquê de o chocolate ser tão valorizado! Rico em antioxidantes e libertador de dopamina, conheça todos os benefícios do chocolate:

SINTA-SE MELHOR

  • Anti-inflamatório natural: O cacau contém nutrientes que o transformam num ótimo anti-inflamatório natural e que o tornam muito benéfico no combate a doenças como a diabetes e o alzheimer. Por esta razão, é também muito eficaz no restabelecimento muscular após os treinos!
  • Um coração forte! E se lhe dissermos que o consumo de cacau também previne doenças cardiovasculares? É verdade, ao evitar a coagulação do sangue e com a ajuda das suas propriedades antioxidantes, um dos benefícios do chocolate é melhorar a circulação sanguínea!

VEJA OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE

  • Para sempre jovem! Já ouviu falar em polifenóis? Estas poderosas substâncias antioxidantes combatem o aparecimento de radicais livres, responsáveis pelo enrugamento e ressecamento da pele, e estão presentes no cacau! Será que um dos segredos da juventude esteve sempre à frente dos nossos olhos? Quanto mais percentagem de cacau o seu chocolate tiver, mais polifenóis encontrará!

E DEIXE-OS TRANSPARECER!

  • Stress? Não conhecemos! Tal como já referimos, o chocolate é responsável pela libertação de dopamina no cérebro, o que aumenta a sensação de felicidade e bem-estar. Afinal, existe um motivo para comer chocolate quando estamos tristes! Ao consumir este delicioso alimento, os níveis de irritação diminuem e até começam a surgir evidências de que o chocolate pode aliviar pequenas dores do corpo!

Que tal, já alegrámos o seu dia? Esperamos que sim, contudo, lembre-se que tudo o que é demais faz mal! Mesmo com todos os benefícios do chocolate, é importante que o seu consumo seja moderado e que opte por chocolates com pelo menos 70% de cacau. Afinal, tudo o que o cacau tem de bom, o açúcar combate!

Delicie-se no Dia Mundial do Chocolate!

 

Partilhe este artigo:

We connect,
you win