A empresa do futuro: 7 medidas para promover o bem-estar e a saúde no trabalho!

bem-estar e a saúde no trabalho

Se antes já se ouviam ecos de mudança no que se refere à importância de promover o bem-estar e a saúde no trabalho, com a pandemia, este tema ganhou ainda mais impacto. A verdade é que, num contexto em que a mudança foi (e continua a ser), a palavra de ordem, as empresas se vêem, cada vez mais, forçadas a olhar para este tipo de questões que, anteriormente eram, muitas vezes, desvalorizadas e que moldarão de forma intrínseca as empresas do futuro.

A implementação de medidas que pretendem promover o bem-estar e a saúde no trabalho, bem como a qualidade de vida dos colaboradores sempre foi referida no contexto empresarial, mas a verdade é que, em muito poucos casos era considerada uma prioridade. Parece que 2020 foi um ano decisivo para, finalmente, as empresas começarem a investir no bem-estar e na saúde dos seus recursos humanos e a delinear estratégias a implementar no futuro.

Confira 7 medidas que as empresas do futuro adotarão para promover o bem-estar e a saúde no trabalho:

  1. Smartworking
    Sim, começamos mesmo pela medida mais óbvia. Se o teletrabalho teve algumas consequências indesejáveis, como o aumento do número de horas de trabalho, a verdade é que também trouxe muitas coisas boas! Falamos de mais tempo para a família, menos tempo perdido em deslocações e uma maior flexibilidade. A tendência aponta para que, mesmo com o fim da pandemia, o teletrabalho se mantenha enquanto política interna das empresas, pelo menos, de forma parcial e parece que a maioria dos colaboradores não podia estar mais entusiasmado! Afinal, promover o bem-estar e a saúde no trabalho também passa pelo aproveitamento do tempo que perdemos em deslocações!
  2. Medicina corporativa
    Não podemos falar de saúde sem referir todas as vantagens e impactos positivos que os seguros de saúde têm no bem-estar e na saúde no trabalho. Apesar de algumas empresas já integrarem o acesso a um seguro de saúde no pacote de benefícios dos seus colaboradores, a verdade é que, no futuro, esta situação deverá ser cada vez mais recorrente. Esta política deverá ser muito procurada e poderá fazer toda a diferença na atração e retenção de talento. Não é, portanto, de estranhar, que várias entidades comecem a apostar na oferta deste benefício. Por exemplo, sabe que todos os utilizadores do Euroticket Refeição têm acesso ao Plano de Saúde Medicare Silver Edenred?

    Por outro lado, existirá ainda a tendência, nomeadamente nas grandes empresas, para a presença regular de um médico nas suas instalações. A chamada medicina corporativa tem cada vez mais adeptos e a adoção desta política é muito valorizada pelos colaboradores, que podem facilmente ver as suas receitas prescritas e ser avaliados por um profissional, sem terem que se deslocar ao hospital ou a uma clínica.

    2.1- A saúde no trabalho não se resume só ao físico!

    Cada vez mais, existem menos tabus em relação à importância da saúde mental. No futuro, é expectável que as empresas acompanhem esta tendência, facilitando o acesso a profissionais especializados em saúde mental, como psicólogos. Espera-se que um maior apoio à saúde mental dos colaboradores, tenha um grande impacto nos níveis de bem-estar e saúde no trabalho.

  3. Ginástica Laboral
    Esta, por outro lado, é uma política que vemos várias vezes implementada em start-ups e que, no futuro, poderá tornar-se quase regra! Exercitar o corpo é sempre bom, principalmente, quando passamos demasiado tempo sentados na mesma posição. Conscientes destes benefícios, muitas empresas passarão a contar com a visita de um profissional de desporto aos seus escritórios ou mesmo através de plataformas online. O resultado? Aqueles 10 minutos de movimento farão toda a diferença na produtividade dos colaboradores, contribuindo para o aumento do bem-estar e da saúde no trabalho.
  4. Meditação
    Não é por acaso que existem cada vez mais adeptos da medicina complementar alternativa. Tratamentos e atividades como a acupuntura e a meditação são, hoje, muito procuradas e espera-se que muitas empresas comecem a oferecê-las no futuro, nas suas instalações, para os colaboradores interessados!
  5. Atividades extracurriculares
    Pensa que só se aplicam às crianças? Nem pensar! Desde artes marciais, a aulas de música, pintura ou até línguas, as empresas que, no futuro, começarem a apostar na oferta deste tipo de atividades, terão maior facilidade em manter os seus colaboradores mais motivados, descobrindo, muitas vezes, um potencial que desconheciam!
  6. Um novo espaço de trabalho
    O smartworking implica mais transformações do que aquelas que pensamos à primeira vista. Uma delas é no espaço de trabalho! Cada vez mais, percebemos que o essencial da presença do escritório é a troca de ideias com os colegas, por isso, espera-se que o escritório do futuro seja adaptado a esta realidade: menos secretárias e lugares fixos, mais zonas de convívio!
  7. Maior flexibilidade
    Se pensarmos que, hoje em dia, muitos dos benefícios oferecidos aos colaboradores têm condições de utilização muito limitadas, facilmente percebemos que, no futuro, as empresas terão que repensar esta situação. Por exemplo, no caso do subsídio de refeição: muitas empresas ainda contam com cantinas partilhadas, o que faz com que o colaborador se veja forçado a frequentar sempre aquele estabelecimento, se quiser usufruir deste benefício. No futuro, estima-se que soluções como o cartão de refeição, sejam cada vez mais uma aposta no mercado empresarial, visto que ao permitirem uma maior flexibilidade de utilização, impactam os níveis de bem-estar e de saúde no trabalho!

Num mundo em constante mutação, não é de estranhar que sintamos grandes transformações no local de trabalho e que, no futuro, este seja completamente diferente do que é hoje. As empresas do futuro perceberão o significa apostar e promover o bem-estar e a saúde no trabalho, o que fará com que se denotem aumentos nos níveis de satisfação, criatividade e produtividade dos colaboradores. Qual a medida que mais contribuiria para o seu bem-estar e para um aumento da sua saúde física e mental enquanto colaborador? Em que empresa do futuro gostaria de trabalhar?

Partilhe este artigo:

We connect,
you win