É fácil ter uma alimentação saudável!
18 de Outubro, 2019
Já comeu fruta hoje? E legumes? Antes de responder, leia este texto. E não se assuste, não lhe vamos dizer outra vez qual é a importância da alimentação saudável. Isso já sabe. Mas será que sabe o que pode mudar nos seus hábitos diários que, sem grande esforço, fará toda a diferença? Se não, venha daí… temos algumas dicas para partilhar consigo.
Numa semana dedicada à alimentação saudável e à celebração do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, é inevitável falar sobre como, com pequenos gestos, pode juntar-se a esta causa. Por exemplo, já comeu fruta hoje? E legumes, costuma incluí-los na sua rotina diária?
O Relógio marca as 7h da manhã e saltar da cama é o início do seu dia. Entre banhos, toilettes, a pasta com o portátil e a papelada do trabalho, tem de sobrar tempo para preparar a merenda e tomar o pequeno-almoço, ainda antes de sair de casa. O relógio não para nem abranda e o caos está, definitivamente, instalado. No entanto, estamos cá para ajudar. Para começar, vamos dizer-lhe o que não pode faltar nas suas refeições diárias:
- Já tomou o pequeno-almoço? Então pegue numa peça de fruta! Misture-a com iogurte e cereais, coma-a em polpa ou faça um sumo natural. O importante é que, ao longo do dia, consuma entre três a cinco porções.
- Se não resiste a umas torradinhas ao pequeno-almoço, ou a uma taça de cereais com leite não abdique delas. Basta que opte por cereais integrais, pão escuro ou com sementes e notará logo a diferença.
- Já para o almoço e jantar, experimente substituir o óleo e a manteiga por azeite ou óleo de coco. As refeições ficam logo mais saborosas e, melhor ainda, saudáveis.
- Ao longo do dia, é ainda fundamental que haja sempre uma porção de legumes a colorir o seu prato. Crus, cozidos ou assados, há de todas as cores, sabores e feitios. Em saladas ou como acompanhamento, as opções são diversas.
Do que está à espera para começar a mudar alguns hábitos? Siga estas dicas e verá como pequenos gestos fazem mesmo diferença.
E para os mais pequenos…
De volta à rotina, as crianças já estão vestidas e de mochila às costas. Agora, resta confirmar se têm as lancheiras cheias de saúde antes de arrancar para a escola. E se fazem caretas aos legumes e à fruta, também temos sugestões que tornam as refeições saudáveis muito mais divertidas:
- Para começar, leve os seus filhos para a cozinha enquanto prepara o jantar. Desde separar os ingredientes, a lavar os legumes ou pôr a mesa, ajudar a cozinhar desperta a curiosidade pela refeição.
- E como não há crianças que não gostem de cores, quantas mais estiverem no prato, mais divertido se torna. Para começar, experimente um puré de cenoura, brócolos ou inclua uma boa dose de legumes salteados em todas as refeições.
- Para terminar, que tal desenhar sorrisos no prato com a comida? Deixe-os brincar e criar formas diferentes. Ser saudável é muito mais giro.
Pronto para mudar o dia-a-dia em casa e na escola? Porque não transformar a alimentação saudável num momento de brincadeira?
Mas ainda há mais…
De mesa posta e rotinas alteradas, está na hora de celebrar o 10º aniversário do Programa FOOD. Em Portugal, é em parceria com a Direcção Geral de Saúde (DGS), que a Edenred luta contra a obesidade, destacando a importância da alimentação saudável.
Nesse sentido, são realizados anualmente, junto de 10 países europeus, os Barómetros FOOD para aferir os hábitos alimentares de colaboradores. Este ano os resultados voltaram a surpreender. O Barómetro de 2019 revelou que 77% dos colaboradores europeus consideram importante ou muito importante a qualidade nutricional dos pratos servidos em restaurantes e que os portugueses são quem mais reconhece a forte influência da tecnologia nos hábitos de alimentação saudáveis. Passo a passo, estamos a atingir o objetivo. Faça também a diferença!