Férias em Portugal? Descubra o país pela gastronomia! – Norte e Centro

férias em portugal Euroticket Refeição

Se o sabor da vida depende de quem a tempera, também os lugares ganham um brilho especial dependendo de quem os povoa! Ainda tem dúvidas de que a gastronomia é o espelho dos habitantes das diferentes regiões? Este artigo veio tirá-las todas!

Num verão tão particular, por que não ser turista no próprio país e fazer umas fantásticas férias em Portugal? Pois é, somos pequeninos, mas guardamos muitas surpresas e, sobretudo, uma enorme diversidade de paisagens e, claro, de comida! De norte a sul, no interior ou mais ao pé do mar e, até nos nossos maravilhosos arquipélagos, encontramos os sabores mais particulares e pratos tradicionais que nos fazem comer e chorar por mais. Se, este verão, passa as férias em Portugal, trazemos-lhe o nosso guia do palato lusitano, para que descubra o nosso país através da gastronomia e ainda possa tirar o melhor partido do seu Euroticket Refeição!

Uma saborosa semana de Férias em Portugal:

  1. Costa Verde: o delicioso norte
    A Costa Verde não está só recheada de cidades incríveis, como Viana do Castelo e Braga. Assim que damos a primeira trinca, somos surpreendidos com as mais suculentas maravilhas da gastronomia portuguesa! Afinal, quem é que se aguenta firme perante o Cabrito Assado e a Lampreia de Monção, os presuntos de Melgaço e o Bacalhau à Miquelina de Paredes de Coura? Já para não falar das famosas tripas do nosso querido Porto e das sobremesas que parecem ter sido feitas por anjos, como os Sonhos, o São Gonçalo, o Arroz Doce e os próprios Papos de Anjo! Enfim, a Costa Verde merece mesmo um brinde (com vinho do Porto, claro) e, definitivamente, a sua visita!
  2. Do Nordeste às Beiras: montanhas de sabor
    Verdes e frescas no verão e pintadas de branco na estação fria, as montanhas são as mais antigas habitantes do interior norte do nosso Portugal. Entre o cume mais alto do continente e estradas sinuosas, chegamos às degustações de sabores verdadeiramente distintos. Sejamos sinceros, qualquer um se faz à estrada para provar uma boa alheira, e Vila Real tem outro encanto quando nos sentamos à mesa a comer uma feijoada à transmontana!Para os fãs do peixe, o Sabugal tem um gosto especial, não fossem as suas maravilhosas enguias e trutas. Entre as bolas de neve e os desportos radicais, quem sobe a Serra da Estrela, não desce sem um Queijo da Serra amanteigado e se, por acaso, a Sertã for passagem, a paragem e os maranhos tornam-se obrigatórios!
  3. Costa de Prata: uma relíquia empratada
    Com ventos agrestes e paisagens húmidas de oceano, na Costa de Prata, o verdadeiro chefe de cozinha é o mar. O peixe fresco e o marisco acabado de pescar fazem parte da gastronomia desta região que, mesmo no inverno, nunca perde o seu encanto. Afinal, nada aquece melhor o corpo (e a alma) do que uma boa caldeirada!Se não dispensa os prazeres da carne, não deixe de provar o Leitão da Bairrada e a Galinha Guisada de Alcobaça. Já sabe, em Portugal, temos comida para todos os gostos e, se há sabor que agrada a todos os palatos, é o da nossa pastelaria! O Pão de Ló de Alfeizerão, as Arrufadas de Coimbra, os pasteis de feijão de Torres Vedras, as cavacas das Caldas da Rainha e os Ovos Moles de Aveiro… bem, o melhor é aproveitar o desconto em combustível do seu Euroticket Refeição para encher o depósito, porque as férias em Portugal ainda não estão a meio!
  4. Lisboa: gastronomia menina e moça
    Porque ninguém conhece Portugal sem visitar a capital, hoje, damos-lhe mais uns quantos motivos para conhecer as redondezas. Atenção, se o peixe de mar é a sua perdição, reserve mais uns dias, porque há muitos sítios prontos para o deliciar! Da Ericeira a Setúbal, quando o assunto é peixe e marisco, o difícil é escolher: desde mexilhões, a ostras, ao suculento peixe espada e ao famoso choco frito, a barriga é pequena para tanto repasto!A chave de ouro para uma refeição desta região? Não sabemos, demasiadas opções! Afinal, é difícil escolher entre as crocantes queijadas de Sintra, a recheada torta de Azeitão e os para sempre inigualáveis Pasteis de Belém!

Pronto para a segunda rodada?

Bom, vamos ser sinceros, o país ainda vai a meio e já não aguentamos com tanta água na boca! SE está de férias em Portugal faça-se à estrada rumo a Norte e comece já a degustação. Quando chegar a Lisboa, nós contamos-lhe o resto! Afinal, o mundo tem mais tempero quando existe um próximo destino a descobrir!

Quanto a nós? Ficamos à sua espera para continuar a desvendar o resto do nosso Portugal, através da gastronomia! Mantenha-se atento ao Blog Edenred, porque para a semana saboreamos as maravilhas sulistas e as perdições das ilhas. Até lá, boa viagem! E não se esqueça, com os descontos do seu Euroticket Refeição, não há prato que lhe escape!

Partilhe este artigo:

We connect,
you win