Sabe porque é que deve consumir fruta da época?

fruta da época

Toda a gente sabe que a fruta é uma grande aliada quando se trata de manter uma dieta equilibrada e o nosso corpo saudável. Existem centenas de opções, capazes de satisfazer todos os gostos, mas o que muita gente não considera no momento de encher a fruteira é que, como tudo na natureza, toda a fruta tem o seu tempo e a sua estação. Neste artigo damos-lhe 5 razões para começar a dar preferência à fruta da época!

Quais serão, então, as 5 razões pelas quais deve começar a ser mais seletivo e optar por consumir fruta da época? Contamos-lhe tudo:

  • Muito mais frescura e valor nutricional!

É verdade, a fruta da época é mais fresca e nutritiva do que a que é plantada e colhida fora da estação, isto, porque amadurece nas árvores, de forma natural e é colhida exatamente na altura certa. A fruta que não é da época, não só não amadurece ao sol como, na grande maioria das vezes, tem de ser transportada e refrigerada, o que compromete o seu amadurecimento, frescura, sabor e valor nutricional!

  • A fruta da época dá-nos aquilo de que precisamos!

Nada na natureza é feito por acaso, e a fruta não é exceção! A verdade é que se estiver atento, facilmente perceberá que a fruta típica do verão é composta maioritariamente por água, como os morangos e a melancia, que o ajudam a manter-se hidratado. Já no inferno, os citrinos, como a laranja, chegam para ajudar o seu sistema imunitário a manter-se em forma com a Vitamina C! A fruta da época existe por uma razão muito simples: para dar resposta às necessidades do seu organismo que, como é natural, se alteram de estação para estação!

  • A carteira agradece…

Se a fruta é da época, existe em maior quantidade, logo, é mais barata! O facto de não necessitar de produtos químicos para crescer nem de um transporte muito longo, faz com que os custos de produção sejam menores, o que se reflete no preço que encontramos na prateleira no momento da compra!

  • E o ambiente também!

Se a fruta da época não precisa de produtos químicos para crescer, nem de um transporte longo e de esforços de refrigeração, isto significa que é mais amiga do ambiente, emitindo muito menos gases poluentes e diminuindo o desperdício. Para além disso, consumir fruta da época é também uma ótima forma de apoiar as economias e o comércio local!

  • Uma alimentação muito mais variada e equilibrada!

Ao consumir fruta da época em detrimento das frutas que não são da estação, garante que, ao longo do ano, mantém uma alimentação muito mais equilibrada e variada. Para além disso, é uma forma de conhecer frutas às quais nunca tinha dado oportunidade de entrar no cardápio lá de casa!

Já o convencemos a apostar no consumo de fruta da época? Lembre-se de que esta tem um papel muito importante, não só na saúde do seu organismo, mas também na do ambiente, das economias locais e da sua carteira! Consegue encontrar fruta da época em mercearias e na maioria dos supermercados, por isso, o segredo é mesmo estar informado, saber escolher e, claro, utilizar o seu cartão Euroticket Refeição para adquirir a fruta da estação repleta de nutrientes, benefícios e sabor! Vamos começar a ter uma alimentação mais sustentável?

Partilhe este artigo:

We connect,
you win