Fidelizar clientes restaurantes
Alimentação

8 Estratégias para fidelizar clientes no seu restaurante

12 de Junho, 2025

A fidelização de clientes é um motor para o sucesso dos negócios. E o setor da restauração não é exceção.

Sendo um mercado altamente competitivo, os restaurantes devem preocupar-se com a atração de novos clientes, mas também com a sua fidelização.

Mas quais são as melhores estratégias para aumentar a fidelização dos clientes ao seu restaurante? Como pode construir uma base de clientes fiéis? Descubra oito dicas.

Leia também: 7 Dicas para melhorar a experiência dos clientes no seu restaurante

Porque é que fidelizar clientes é tão importante?

Construir uma relação consistente e duradoura com os clientes é fundamental para o crescimento e sustentabilidade dos negócios. A lealdade dos clientes a uma marca ou empresa apresenta vantagens como:

  • Mais receita: clientes recorrentes tendem a gastar mais, permitindo aumentar também o ticket médio;
  • Redução dos custos de aquisição: manter clientes existentes é geralmente mais barato do que adquirir novos;
  • Aumento do ROI: com a redução dos custos de aquisição de clientes e o maior volume receita, verifica-se um impacto positivo no retorno do investimento;
  • Melhor uso da capacidade instalada: os recursos do estabelecimento são usados de forma mais rentável e o negócio torna-se mais eficiente;
  • Passa a palavra positivo: clientes satisfeitos partilham a sua experiência positiva com amigos, familiares e até na internet, gerando mais referências.

Estratégias para fidelizar clientes

Manter os clientes satisfeitos, e fazer com que estes tenham vontade de regressar ao seu estabelecimento, é um esforço contínuo e que envolve diferentes aspetos.

1 – Serviço ao cliente irrepreensível

É impossível falar de retenção de clientes sem falar de serviço. As pessoas lembram-se da forma como são tratadas e, por isso, proporcionar um serviço de excelência é determinante para que os clientes decidam voltar ao seu estabelecimento.

A qualidade do serviço ao cliente envolve aspetos como:

  • Um atendimento profissional, eficiente, solícito e simpático;
  • Tempos de espera reduzidos;
  • Um ambiente acolhedor e confortável;
  • Comida saborosa e com uma boa relação qualidade-preço.

2 – Personalização da experiência

A personalização da experiência dos clientes faz com que estes se sintam valorizados e compreendidos. Os estabelecimentos devem tirar partido dos dados que possuem sobre o seu público, e ter atenção ao detalhe em todas as interações, para que os funcionários possam:

  • Tratar os clientes pelo nome;
  • Fazer recomendações com base nas suas preferências ou restrições alimentares;
  • Congratulá-los no seu aniversário ou outras ocasiões especiais;
  • Surpreendê-los com pequenos gestos que demonstrem que se lembram deles e que os conhecem.

3 – Programas de fidelização

Um programa de fidelização bem desenhado pode ser uma ferramenta poderosa para cultivar a lealdade dos clientes e potenciar o seu envolvimento com o estabelecimento.

Crie um cartão de fidelização – físico ou virtual -, no qual vá registando as visitas dos clientes. Quando estes atingirem um determinado número de carimbos ou pontos, podem ter acesso a descontos ou ofertas exclusivas, como a oferta de uma sobremesa ou de uma refeição. Em alternativa, pode estabelecer parcerias com outros estabelecimentos para oferecer vouchers em serviços, bilhetes para espetáculos ou de cinema, entre outros.

4 – Recolha de feedback

É difícil fidelizar clientes se não souber o que está bem e o que pode ser melhorado no seu estabelecimento. E isso só pode acontecer se conhecer a opinião dos clientes.

Recolha feedback através de questionários, comentários e mensagens nas redes sociais ou no Google Business Profile, e ainda através de interações com os próprios clientes e com a sua equipa.

Analise os dados recolhidos para identificar eventuais oportunidades de melhoria (ao nível do atendimento, da qualidade dos pratos, do ambiente do espaço, entre outros aspetos). Se receber críticas negativas, responda com profissionalismo e demonstre o compromisso do estabelecimento em melhorar.

5 – Manter o contacto online

As tecnologias digitais permitem que os estabelecimentos se mantenham em contacto com clientes e potenciais clientes de forma mais fácil e regular.

Ter um site, enviar newsletters, estar presente nas redes sociais ou em plataformas online de reservas, responder a mensagens e comentários, por exemplo, podem ser uma boa forma de construir uma relação mais consistente e relevante com o público e, consequentemente, de aumentar a sua lealdade.

6 – Demonstrar apreço pelos clientes

Vá além do esperado e surpreenda os seus clientes com gestos que demonstrem o seu apreço. Por exemplo, ofereça as sobremesas numa ocasião especial, os cafés caso o serviço tenha sido um pouco mais demorado ou um copo de vinho do qual ache que o cliente irá gostar.

Estes pequenos gestos irão perdurar na memória das pessoas e contribuem para criar uma ligação emocional mais sólida.

7 – Tirar partido da tecnologia

A tecnologia pode ser um importante aliado na criação de experiências mais positivas e fluídas, tanto para os clientes como para a sua equipa.

Considere investir:

  • Num sistema de reservas online e pedidos de entrega ao domicílio (pode desenvolver o seu próprio software ou disponibilizar estas funcionalidades através de parceiros como o Uber Eats, a DIG-IN, a Mygon ou a Odisseias, entre muitos outros).
  • Em terminais de pagamento que permitam pagamentos sem contacto (através do MB WAY, por exemplo).
  • Num POS para gestão de pedidos, gestão de mesas, controlo de stocks, contabilidade e faturação, etc.

8 – Aceitar o cartão Edenred Refeição

O Edenred Refeição é usado por mais de 700 mil utilizadores em Portugal que recebem mensalmente, neste cartão, o montante de subsídio de refeição concedido pelas suas entidades empregadoras. Este montante tem de ser gasto em estabelecimentos que integrem a rede aderente da Edenred, de modo a assegurar que este benefício é usado em refeições ou bens alimentares.

Como tal, ao aceitar pagamentos com o Edenred Refeição, está em melhor posição de fidelizar os clientes que têm este cartão e que tendem a tornar-se clientes recorrentes por saberem que podem utilizar o montante do subsídio no seu restaurante.