Como reduzir os tempos de espera no seu restaurante
15 de Julho, 2025
Gerir os tempos de espera num restaurante é um dos muitos desafios deste setor. Esperar para ter mesa, ou para que a comida e as bebidas sejam servidas, é uma das principais fontes de insatisfação dos clientes.
E enquanto algumas pessoas podem ser mais compreensivas e tolerantes, é inevitável que esperas demasiado longas influenciem negativamente a experiência dos clientes.
Em última instância, os tempos de espera afetam não só a experiência do cliente, mas também a rentabilidade e lucratividade do estabelecimento.
Venha descobrir connosco algumas dicas práticas para reduzir os tempos de espera no seu restaurante.
1 – Aceitar reservas
Alguns restaurantes optam por não aceitar reservas, geralmente para evitarem o risco associado às não comparências. No entanto, a não aceitação de reservas é um dos fatores que mais contribuem para aumentar os tempos de espera e, por conseguinte, para prejudicar a experiência do cliente.
A possibilidade de poderem reservar mesa transmite mais segurança e previsibilidade aos clientes.
2 – Ter um sistema online de reservas
Ao aceitar reservas, é preciso que a ato de reservar seja fácil e acessível para os clientes. Muitas vezes, os restaurantes não têm capacidade de atender todos os telefonemas e, por isso, as reservas online são uma alternativa simples e útil para o público e para os responsáveis dos restaurantes.
Pode ativar um sistema de reservas no website do seu restaurante ou, caso não tenha site, pode habilitar as reservas em plataformas online como o TheFork, a DIG-IN ou o Google, por exemplo.
Estas ferramentas permitem-lhe antecipar quantas mesas estarão ocupadas em cada serviço e, além disso, podem ser uma ajuda útil para atrair clientes em horários de baixa procura (por exemplo, com campanhas promocionais).
3 – Formar bem as equipas
As equipas de atendimento e da cozinha devem funcionar como uma máquina bem oleada. Se todos souberem exatamente o que fazer, e quando fazer, poderão trabalhar de forma mais colaborativa e eficiente, o que terá um impacto positivo nos tempos de espera.
Por exemplo, se um prato já está pronto na cozinha, mas isso não foi comunicado aos empregados de mesa, o tempo de espera do cliente está a aumentar desnecessariamente, além de que é provável que a comida já seja servida fria.
Os menus também devem ser disponibilizados rapidamente ou, em alternativa, pode ter menus nas mesas através de código QR.
No final das refeições, os funcionários também devem estar atentos para perceberem se as pessoas já estão prontas para pagar. Isso irá deixar as pessoas mais satisfeitas e permite libertar as mesas para outros clientes.
Reduzir os tempos de espera num restaurante é um processo contínuo que requer atenção ao detalhe e a disposição para ajustar procedimentos e adotar novas tecnologias.
Ao implementar estas estratégias, irá melhorar a eficiência operacional do seu restaurante e proporcionar uma experiência agradável e consistente aos seus clientes.
A chave está em encontrar o equilíbrio perfeito entre rapidez e qualidade, assegurando que cada visita ao seu restaurante é relembrada de forma positiva.