2023 é o Ano Europeu das Competências
3 de Janeiro, 2023
A Comissão Europeia determinou que 2023 vai ser o Ano Europeu das Competências. O objetivo é promover a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento de competências importantes no mercado de trabalho.
Porque é que é tão importante desenvolver os talentos?
Aspetos como a transição digital ou a sustentabilidade, por exemplo, têm colocado inúmeros desafios às empresas. De acordo com a Comissão Europeia:
- Mais de três quartos das organizações na União Europeia admitem ter dificuldade em contratar trabalhadores com as competências desejadas.
- Apenas 37% dos adultos recebem formação com regularidade (Eurostat).
- 4 em cada 10 adultos carecem de competências digitais básicas (Índice de Digitalidade da Economia e Sociedade).
- 28 setores de atividade – desde a construção, saúde, engenharia ou tecnologias de informação – revelaram dificuldade em recrutar e contratar talento especializado e qualificado (Comissão Europeia).
Este contexto reforça a importância de adotar medidas que tenham como objetivo investir nas competências do capital humano, não só para aumentar a competitividade das empresas, mas também para promover o seu desenvolvimento pessoal.
Como se pretende fomentar a aprendizagem ao longo da vida?
Através de um esforço coletivo de várias entidades envolvidas, a Comissão Europeia pretende:
- Promover o investimento na formação e requalificação dos trabalhadores;
- Garantir que as competências adquiridas vão ao encontro das necessidades do mercado de trabalho;
- Adequar as competências das pessoas, bem como os seus interesses e aspirações, às oportunidades de trabalho existentes, com foco na sustentabilidade, transição digital e recuperação da economia;
- Atrair pessoas com as competências necessárias de outras geografias para os países da União Europeia, facilitando a sua mobilidade e o reconhecimento das suas qualificações.
Metas a alcançar
As medidas anteriores têm objetivos muitos claros, estabelecidos no âmbito da Década Digital da UE. Essas metas estão definidas ao nível das competências das pessoas, da transformação digital das empresas, da segurança e sustentabilidade das infraestruturas e da digitalização dos serviços públicos.
O objetivo da União Europeia é que, em 2030, 80% dos adultos possuam competências digitais básicas.
As empresas representam um papel fundamental neste esforço de promoção das competências dos trabalhadores, sendo que devem encarar a formação dos seus colaboradores como um investimento que irá potenciar a criatividade, a inovação, a produtividade e a competitividade .