Férias sem disparar gastos
Lazer e Bem-Estar

6 Dicas para aproveitar as férias sem disparar os gastos

23 de Julho, 2024

Muitos portugueses têm por hábito tirar férias no mês de agosto. Se é o seu caso, é provável que já esteja em contagem decrescente para a tão desejada – e necessária – pausa do trabalho e da rotina do dia a dia.

E se as férias são sinónimo de descanso e descontração, também podem ser de gastos acrescidos.

Se procura manter as suas finanças sob controlo durante este período, descubra algumas dicas que temos para si.

1 – Planeie as férias com antecedência

Planeamento deve ser a palavra de ordem se procura evitar surpresas desagradáveis no custo das suas férias. Caso esteja agora a marcar férias para o próximo mês, o mais provável é que todos os preços estejam altamente inflacionados, uma vez que já estamos em época alta.

O ideal é procurar, com mais antecedência, as diversas opções de destinos, transporte, alojamento e atividades. Fazer estas reservas mais cedo irá permitir-lhe encontrar preços mais acessíveis em estadias, viagens (de avião ou de comboio) e até em atividades que possa querer realizar (como passeios de barco, por exemplo).

Faça uma pesquisa e use sites de comparação de preços. Caso tenha flexibilidade, opte por viajar em dias menos procurados, com tarifas mais baixas.

2 – Defina um orçamento realista

Este é um aspeto fundamental e que muitas pessoas tendem a descurar: afinal, quanto pode gastar nas suas férias?

Faça uma lista de todas as despesas expectáveis, como as viagens, a estadia, a alimentação, atividades de lazer, eventuais deslocações no local, lembranças e outras compras adicionais. Dependendo do seu destino, pode ter outro tipo de despesas associadas, como seguros, taxas turísticas, vistos, entre outras.  

Faça este cálculo e perceba se o valor está dentro das suas possibilidades reais. Depois, mantenha-se fiel ao orçamento definido. Uma forma prática de fazê-lo pode ser estabelecendo um montante máximo diário que pode gastar e ir controlando se está a cumpri-lo.

3 – Aproveite descontos e programas de fidelização

Muitas companhias aéreas, sites de reservas, alojamentos e outras empresas de turismo têm programas de fidelização. Estes programas permitem aos clientes recorrentes obter descontos e condições vantajosas em reservas futuras.  

No caso de atividades de lazer, visitas a museus e outras atrações, pode ver se estão disponíveis para reserva através de plataformas como a Odisseias, a Lifecooler, a Tiqets ou a Mygon. Estes sites disponibilizam campanhas promocionais em várias experiências e atividades em Portugal, mas também noutros países.

Além disso, os utilizadores Edenred têm vantagens adicionais ao comprarem vouchers ou bilhetes através destas marcas parceiras. Descubra quais acedendo ao Programa de Descontos de Vantagens na sua App MyEdenred.  

4 – Evite as compras por impulso 

Uma vez que as férias propiciam um afastamento da rotina, também é natural que se sinta menos inibido a fazer compras que, normalmente, não faria. No entanto, as compras por impulso – por mais baratas e inócuas que possam parecer – podem comprometer o orçamento que definiu para as suas férias.

Tenha sempre esse orçamento em mente e evite desperdícios e gastos supérfluos. Procure gastar dinheiro apenas nas coisas significativas, para si e para as pessoas com quem está de férias.

5 – Faça refeições de forma consciente 

Caso não estejam incluídas no alojamento que reservou, as despesas com alimentação podem representar uma fatia muito considerável do seu orçamento. Neste sentido, algumas dicas práticas que podem ajudá-lo são:

Leia também: Como poupar na alimentação? 9 Dicas práticas

6 – Comece a poupar antes das férias 

Da mesma maneira que deve planear as suas férias com antecedência, também deve começar a colocar algum dinheiro de parte para poder financiá-las.

Vá retirando, do seu orçamento mensal, uma parte destinada às férias e coloque-o noutra conta ou numa poupança específica. Ter o dinheiro disponível para as férias separado da sua conta à ordem também vai ajudá-lo a monitorizar melhor os gastos realizados e a ter mais consciência de quanto pode gastar.


Costuma seguir estas boas práticas quando tira férias? Embora este possa ser um período de maior despreocupação e menor disciplina, é fundamental assegurar um planeamento responsável e consciente para manter o bem-estar financeiro da sua família.