Poupança

8 dicas práticas para poupar no regresso às aulas dos seus filhos

29 de Agosto, 2022

O regresso às aulas é sempre um momento desafiante, para miúdos e graúdos. Para os mais pequenos pode significar entrar numa escola nova, conhecer novos colegas e professores, ter novas disciplinas e adotar rotinas diferentes.

Para os pais, o desafio está em gerir todas estas expetativas dos filhos e, ao mesmo tempo, fazer um bom planeamento das despesas que se avizinham: livros, material escolar, roupa…

Quer conhecer algumas estratégias para poupar neste regresso às aulas? Venha connosco descobrir 8 dicas práticas.

1 – Reutilize material que sobrou de anos anteriores

Antes de fazer uma lista do material escolar necessário é importante ver o que já tem por casa e pode ser aproveitado. Há sempre canetas que ainda escrevem, estojos de lápis que não chegaram a ser usados, cadernos ou dossiers por estrear e outros artigos específicos que, estando em bom estado, não é preciso comprar todos os anos (mochilas, pastas, material de desenho, etc).

Mesmo que os seus filhos insistam em ter tudo novo, sensibilize-os acerca da importância de reutilizar estes materiais. 

2 – Faça uma lista

Depois de perceber o que já tem em casa, faça uma lista daquilo que precisa mesmo de comprar. E aquilo que precisa mesmo de comprar é tudo o que é indispensável e não artigos mais supérfluos e secundários. Neste momento, é importante que inclua dos seus filhos e que encontrem juntos o equilíbrio daquilo que é imprescindível.  

Define um valor que está disposto a gastar para comprar o que está na lista e procure respeitar esse orçamento quando começar a fazer as compras. 

3 – Aproveite as promoções

No período do regresso às aulas, muitas superfícies comerciais fazem campanhas promocionais com descontos em vários artigos. No entanto, deve aproveitar esses descontos apenas se eles se aplicarem aos artigos que tem na sua lista de compras. Evite comprar artigos que os seus filhos não precisam só por eles estarem em promoção. 

4 – Privilegie as marcas brancas

Sabemos que esta dica pode exigir alguma negociação com os seus filhos, mas recorrer a artigos de marca branca também vai ajudá-lo a poupar.  Mais uma vez, tente explicar-lhes que determinados artigos de rápido desgaste não precisam de ser de marca.

Ao mesmo tempo, tenha também atenção à qualidade dos materiais. Por exemplo, uma mochila mais cara pode ser mais resistente e duradoura, enquanto uma mais em conta poderá não ter tanta qualidade e vai precisar de ser substituída mais rapidamente.

5 – Faça comparação de preços

Antes de comprar os produtos que estão na sua lista, compare os preços praticados nas diferentes lojas. Veja os folhetos e faça uma pesquisa na internet. Algumas lojas também costumam ter promoções exclusivas online. Analise se compensa mais mandar vir online, mesmo que pague portes, ou deslocar-se à loja física. 

6 – Recorra aos manuais escolares gratuitos

Até há uns anos, os encargos com os manuais escolares representavam uma grande fatia do orçamento das famílias por altura do regresso às aulas. Mas agora todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória têm acesso aos manuais de forma gratuita

Para solicitar os seus vouchers para aceder aos manuais escolares só precisa de registar-se na plataforma MEGA ou registar-se na aplicação móvel Edu Rede Escolar. 

7 – Dilua as compras no tempo

Se não acumular todas as compras na mesma altura e distribuir as despesas ao longo do tempo não vai custar tanto. Além disso, isso também pode permitir-lhe aproveitar promoções que surjam noutras alturas do ano. 

8 – Peça fatura e deduza as despesas no IRS

Esta dica não vai possibilitar uma poupança imediata, mas pode aumentar o seu reembolso do IRS do próximo ano. Cada agregado familiar pode deduzir 30% das despesas de educação até ao limite de 800€ anuais. 

Despesas relacionadas com o pagamento de creches, jardins de infância, escolas, livros escolares, alimentação do refeitório da escola, centros de explicações e outras podem ser deduzidas ao IRS. Consulte esta informação em mais detalhe no Portal das Finanças. 

Já adota alguma destas estratégias no regresso às aulas dos seus filhos? Existe alguma outra estratégia que costuma usar? Conte-nos tudo!

Já sabe que o Euroticket Creche se destina ao pagamento de despesas de infância e o Euroticket Estudante ao pagamento de despesas de educação e formação. Se tem algum deles, veja onde pode usá-los e aproveite estes benefícios para suportar estes encargos.