Afinal, como funciona o teletrabalho?
7 de Novembro, 2019
Chegou ao trabalho e sente que, se tivesse levado o portátil para casa, o seu dia podia ser mais produtivo? Quantas vezes já pensou que, sem distrações, conseguia ter um melhor desempenho? Já experimentou trabalhar a partir de casa? Neste texto, vamos partilhar consigo as vantagens e desafios do Teletrabalho. A nova forma de trabalhar que está a conquistar empresas e colaboradores.
Com a flexibilidade a ditar o passo da evolução, o mercado empresarial em Portugal está a mudar diariamente. Desde as políticas de Benefícios Sociais, a crescer entre as empresas portuguesas, à atribuição de telemóveis, carros e horários flexíveis, promover o bem-estar dos colaboradores é uma preocupação cada vez mais presente.
Aumentar a motivação e a produtividade das equipas são, assim, objetivos claros. E nesse sentido, as estratégias das empresas são cada vez mais inovadoras. O teletrabalho não foge à norma e, se não sabe do que estamos a falar, leia este texto. Vamos partilhar consigo todas as vantagens e desafios, quer para os colaboradores, quer para as empresas, desta nova forma de trabalhar.
Quais são, afinal, os benefícios do teletrabalho?
Trabalhar de casa parece-lhe uma ideia impossível? Desengane-se. O conceito do teletrabalho é mesmo este. Em casa, no café, num espaço de coworking, ou em qualquer outro local que não seja o escritório. E, a cada dia que passa, está cada vez mais na “moda”. Atualmente, esta tendência é, sem dúvida, uma hipótese acertada para grande parte das empresas. Não só em Portugal, como em todo o mundo. No entanto, é imprescindível que se mantenha o equilíbrio e, para isso, importa estar a par não só das mais-valias, como dos desafios.
Mas afinal, o que tem a ganhar com o teletrabalho? Se na sua empresa ainda não é política, está na hora de lhe darmos a conhecer algumas das vantagens:
- Ao trabalhar fora do escritório, a primeira coisa que irá notar é a diminuição do stress. Cumprir os objetivos continua a ser fundamental, mas a disposição e o bem-estar com que encara cada desafio são muito superiores;
- Nos dias em que não vai ao escritório, o seu horário é flexível. Por isso, não só poderá gerir melhor o seu tempo, como terá mais disponibilidade para a família;
- Se optar por trabalhar em casa, o seu orçamento familiar também começa a crescer. Os gastos em transportes públicos e combustível deixam de ser uma preocupação e a redução de despesas é cada vez mais notória;
- A ausência de interrupções é outra mais-valia. Sem distrações será mais fácil levar as suas ideias a bom porto.
- O ritmo de trabalho também será controlado por si e, no final do dia, terá mais tempo livre;
Juntando tudo isto, a melhoria na sua qualidade de vida é indiscutível.
Já se sente mais motivado e pronto para abraçar o teletrabalho?
Pegue nas suas coisas, coloque o portátil na pasta, fale com o seu responsável e saia do escritório. Encontre o espaço ideal e, se facilitar, carregue no “play” e ponha a sua música preferida a tocar nos auscultadores. E se ainda precisa de convencer o seu chefe, mostre-lhe as vantagens do teletrabalho para a sua empresa:
- Ao adotar uma estratégia de benefícios em que se inclui o teletrabalho, a sua empresa pode mesmo reduzir custos. Tanto o espaço como os recursos podem ser partilhados e utilizados por diversos colaboradores;
- A motivação, bem-estar e produtividade dos colaboradores vão aumentar exponencialmente. Tendo em conta que, ao trabalharem fora do escritório, vão poder diminuir o stress e absorver uma dose extra de energia positiva.
O importante, é que mantenha o equilíbrio
No entanto, nem tudo são mais-valias. É importante que crie algum equilíbrio entre trabalhar fora e dentro do escritório. O teletrabalho é, efetivamente, uma solução ótima para o manter produtivo e motivado, mas não pode ser rotina. Embora pareça excelente isolar-se de distrações e trabalhar longe dos seus colegas de vez em quando, o segredo é mesmo esse, o “de vez em quando”. Não ter colegas junto de si pode facilmente tornar-se uma desvantagem, já que torna mais difícil a marcação de reuniões, o debate de ideias ou a organização para levar projetos de equipa ao sucesso. E, caso pretenda abraçar um novo desafio profissional, é importante não perder o hábito de trabalhar em equipa, num escritório. Se se afastar demasiado desta realidade, a dificuldade de readaptação será muito superior.
A par de tudo isto, para a sua empresa, o teletrabalho também dificulta o controlo dos colaboradores. Bem como a interação entre departamentos e o desenvolvimento de projetos em equipa. Por isso mesmo, antes de dar um passo em falso, importa pesar os prós e os contras desta tendência profissional. Dependendo do cargo ou função, o teletrabalho pode ser muito positivo ou não tanto assim. E, embora à partida possa parecer que trabalhar fora do escritório não fará diferença, acredite que faz.
Se ficar em casa, acha que resiste ao filme que deu ontem na televisão e que queria imenso ter visto? E se for para a biblioteca, será que trocar o ruido do escritório por silêncio absoluto vai mesmo resultar? Talvez esteja na hora de experimentar.
O teletrabalho é uma solução, mas há várias formas de aumentar a motivação e produtividade
Apesar dos desafios, esta modalidade é, sem dúvida, vantajosa. Segundo um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o teletrabalho aumenta em cerca de 11% a produtividade dos colaboradores. A tecnologia está em constante desenvolvimento e as novas gerações estão a contribuir ativamente para a evolução do mercado empresarial.
Criar estratégias e formas de trabalhar inovadoras é o desafio diário das empresas. E, entre escritórios modernos, com espaços de lazer e refeição, há ainda muito por descobrir. Os Benefícios Sociais são, assim, uma das políticas mais comuns para reconhecer e valorizar os colaboradores. Na Edenred, temos soluções a pensar em si, em áreas como a Educação, Refeição ou Recompensas. Conheça todos os Benefícios que temos para si e para os seus colaboradores. Fale connosco e peça já a sua simulação. Junte-se à família Euroticket e acrescente valor ao seu negócio!