Estratégias para o setor da restauração: Como atrair novos clientes
16 de Abril, 2022
O setor da restauração é muito competitivo. Quer tenha acabado de abrir o seu restaurante ou queira fazer crescer um negócio já existente, é muito provável que esteja constantemente a pensar em formas de trazer mais clientes para o seu estabelecimento.
São os clientes que ditam o sucesso de qualquer negócio e na restauração não é diferente. Por isso, venha connosco descobrir algumas estratégias para atrair mais clientes para o seu restaurante!
1 – Faça campanhas e descontos
Parece uma estratégia básica, mas a verdade é que funciona. A maior parte dos consumidores procuram boas ofertas e, neste caso, muitos podem decidir ir ao seu restaurante pela primeira vez por terem um determinado desconto.
Pode oferecer uma percentagem de desconto na refeição, fazer um 2×1 (na compra de uma refeição ou produto, oferta de outro) ou oferecer a bebida ou o café na compra de um menu, por exemplo.
2 – Tenha uma presença digital sólida
Atualmente, muitos consumidores tomam as suas decisões de compra com base no que veem online. E isso também acontece quando procuram um restaurante. Os potenciais clientes querem conhecer a oferta do seu restaurante antes de decidirem visitá-lo (gostam de saber como é a comida, o ambiente, qual é o nível de preços, etc).
Por isso, é fundamental que promova a sua oferta nos canais digitais, com destaque para dois: o website e as redes sociais.
Use o seu site como uma montra online do seu restaurante e divulgue todas as informações pertinentes (fotos do espaço e da comida, menu, reviews de clientes e informações práticas como o horário de funcionamento, a morada e contactos).
Em relação às redes sociais, considere ter um perfil nas mais populares em Portugal, o Facebook e o Instagram. E aproveite estes canais para partilhar boas fotos da sua comida que façam com que os seus seguidores tenham vontade de visitar o seu estabelecimento e experimentá-la.
Em paralelo, pode considerar trabalhar com bloggers ou influenciadores que recomendem o seu restaurante e alcancem um maior número de pessoas.
3 – Publicite o seu restaurante em plataformas digitais
Nos últimos anos tem-se verificado um grande crescimento de plataformas digitais de reservas e de entregas ao domicílio. Estas últimas, em particular, cresceram ainda mais durante a pandemia, numa altura em que as pessoas não podiam sair de casa para ir aos restaurantes, mas podiam encomendar as suas refeições online.
Estar presente nestas plataformas representa uma oportunidade extra de atrair novos clientes que poderiam não conhecer o seu restaurante, mas o encontram numa destas apps. Por isso mesmo, considere divulgar o seu estabelecimento em plataformas online de reservas – como o TheFork, a Zomato ou a Mygon, por exemplo – ou em aplicações de entregas ao domicílio – como a Zomato Delivery, a Uber Eats ou a Bolt Food.
Outros exemplos de plataformas digitais podem ser, por exemplo, a Too Good To Go (uma aplicação onde é possível adquirir a preços mais acessíveis os excedentes de restaurantes, cafés e supermercados, combatendo assim o desperdício alimentar) ou as aplicações móveis de empresas que emitem vales sociais de refeição, como é o caso da MyEdenred.
4 – Assuma o seu negócio no Google My Business
O Google My Business é um perfil do seu negócio que aparece na página de resultados deste motor de busca quando as pessoas pesquisam diretamente pelo nome do seu restaurante ou por termos relacionados (por exemplo, “restaurantes perto de mim”). O Google gera esta informação forma orgânica, mas os donos dos negócios podem reivindicar o seu perfil e passar a gerir a informação que nele aparece.
Isto é muito importante porque, desta forma, pode inserir detalhes do restaurante como a morada, o horário de funcionamento ou os contactos (além do menu e de fotografias). Com esta informação, as pessoas podem ligar diretamente a reservar mesa ou podem até obter direções para se deslocarem ao seu espaço.
5 – Organize eventos
Os eventos são outra forma de atrair novos clientes para o seu restaurante. Festas de passagem de ano ou do Dia dos Namorados, noites de stand up comedy, noites de karaoke ou de música ou vivo, noites temáticas, iniciativas especiais quando há jogos de futebol ou outros eventos desportivos…
As possibilidades são imensas. Se a dimensão do seu espaço for considerável pode também permitir a sua utilização para eventos familiares ou outros eventos de grupo.
O que achou destas estratégias para atrair novos clientes? Existe alguma ou algumas que já implemente no seu restaurante? Ou tem outras estratégias que não foram mencionadas? Conte-nos tudo!