Selecione uma das opções:
Selecione uma das opções:
O Edenred Creche é um vale social atribuído pela empresa aos seus colaboradores para apoiá-los em despesas de infância e educação de filhos até aos 6 anos de idade, inclusive.
O Edenred Creche está disponível em três formatos: wallet 100% digital, e-voucher ou cheque (em papel).
Esta solução oferece uma poupança fiscal ao colaborador, que fica isento do pagamento de Segurança Social e IRS no montante atribuído através do Edenred Creche.
Não existe um valor limite a atribuir em Edenred Creche, cabendo à empresa decidir os montantes e o número de e-vouchers ou cheques a atribuir a cada colaborador.
A empresa atribui o benefício aos colaboradores elegíveis. Depois, no caso da wallet e do e-voucher, o colaborador recebe um email a confirmar a receção do benefício com indicações dos próximos passos para proceder à sua utilização. No caso dos cheques, estes são enviados para a morada da empresa.
Pode utilizá-lo numa rede com mais de 3 200 estabelecimentos aderentes, que abrange colégios, creches, jardins de infância, lactários e similares. Descubra todos os estabelecimentos que integram a rede, em permanente atualização, aqui.
Por se tratar de um título que oferece benefícios fiscais, o Edenred Creche só pode ser utilizado em território nacional, na rede de estabelecimentos aderentes com acordo com a Edenred.
Pode consultar o valor do seu e-voucher online no Portal Utilizador.
O saldo e movimentos da wallet podem apenas ser consultados na App MyEdenred, disponível para Android, iOS e Huawei, ou em MyEdenred.pt. Basta efetuar o registo e adicionar a sua wallet à App.
Não, o Edenred Creche é um vale social que a empresa oferece ao colaborador para o apoiar com as despesas de infância e educação. O seu valor pode apenas ser utilizado para esse fim, na rede de estabelecimentos aderentes.
No caso da wallet 100% digital, pode ir utilizando o saldo disponível em vários pagamentos. No caso dos e-vouchers e dos cheques em papel, o valor de cada e-voucher e de cada cheque tem de ser utilizado numa única compra.
Se recebeu o Edenred Creche em formato de wallet 100% digital, os pagamentos são feitos através da App MyEdenred (disponível para Android, iOS e Huawei, ou em MyEdenred.pt). Basta adicionar o benefício à App, escolher o estabelecimento no qual pretende efetuar o pagamento, indicar o número de aluno e inserir o montante a pagar. Ao confirmar, o pagamento fica automaticamente validado na App.
No caso do e-voucher, basta entrar no Portal Utilizador e atribuir cada um dos e-vouchers ao estabelecimento no qual pretende efetuar o pagamento.
Caso tenha cheques em papel, só precisa de entregar o(s) cheque(s) com o montante a pagar no respetivo estabelecimento.
Sim, como qualquer outra fatura.
O montante que lhe for atribuído em Edenred Creche está isento de IRS e Segurança Social, pelo que não terá de pagar qualquer imposto sobre o seu valor. Não é necessário declarar este valor na sua declaração anual de IRS.
Sim, desde que usufrua de guarda partilhada e as despesas do seu filho entrem no seu IRS (na sua declaração de IRS não aparecerá o NIF do menor).
Se estiver a pagar uma pensão de alimentos, sem guarda partilhada, pode também usar o Edenred Creche para pagar parte da pensão de alimentos, dado que esta se destina também a despesas com a educação.
Se não usufruir de guarda partilhada, nem pagar uma pensão de alimentos, não pode usufruir do Edenred Creche.
Antes de efetuar o pagamento adiantado de despesas deve consultar com o estabelecimento as respetivas condições de reembolso. No caso de despesas pagas com Edenred Creche, a Edenred não pode fazer a devolução do montante.
Sim. O critério é sempre a idade da criança à data da atribuição (ou seja, do momento em que é refletido no recibo de vencimento do colaborador) e o grau de ensino em que se encontra (jardim de infância, lactário e similares).
Não. O Edenred Creche é pessoal e intransmissível, podendo apenas ser utilizado para comparticipar as despesas do(s) seu(s) dependente(s).
Deve comunicar o sucedido ao departamento de Recursos Humanos da sua empresa, que analisará a possibilidade de resolução junto da Edenred.
A wallet tem duas camadas de segurança: no momento no qual o benefício é adicionado à App MyEdenred e no momento da validação do pagamento ao estabelecimento (através de SMS token).
O e-voucher inclui um certificado de segurança que garante a autenticidade do domínio e das transações efetuadas no mesmo, assegurando que só se utiliza em sites fidedignos. Todos os acessos são atribuídos diretamente pela empresa aos seus colaboradores, para evitar fugas de informação.
No caso do cheque, é nominativo e contém um conjunto de informações que garantem a sua segurança.
No caso da wallet 100% digital, a validade é de 24 meses. No caso do e-voucher e dos cheques em papel, a validade é de 12 meses.
Apenas a sua empresa pode proceder à troca de cheques fora do prazo, desde que o faça até 30 dias antes do término da validade dos mesmos. Deve solicitar ao departamento de Recursos Humanos a sua substituição, dentro do prazo estipulado.
Mesmo já não sendo colaborador da empresa que lhe atribuiu o Edenred Creche, poderá usufruir do mesmo até a sua validade expirar.