6 alimentos para combater a diabetes!

diabetes

Há muitas formas de prevenir e combater a diabetes, sobretudo, através da alimentação. Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Diabetes, desvendamos os 6 alimentos para combater a diabetes que não podem mesmo faltar em sua casa!

A diabetes é uma doença crónica cujas consequências se traduzem num aumento dos níveis de açúcar no sangue. Estima-se que afete cerca de 350 milhões de pessoas no mundo e os números não parem de crescer. Todos sabemos que uma alimentação saudável tem um enorme impacto na nossa saúde, e isto não é exceção quando se trata de combater a diabetes. Para além da prática de exercício físico, da ingestão de água e de horários e quantidades corretas para cada refeição, existem alimentos que nos podem ajudar a combater a diabetes, de uma forma muito deliciosa.

Conheça os 6 alimentos para combater a diabetes:

  1. Batata-doce
    A batata-doce é cada vez mais utilizada nas nossas casas, para todo o tipo de cozinhados. Este acompanhamento adocicado, é rico em fibra solúvel e capaz de nos saciar de forma deliciosa. Apesar de ajudar a controlar a glicémia, este tipo de batata tem uma maior quantidade de hidratos de carbono do que a batata normal, pelo que é importante manter-se atento às quantidades. Ainda assim, pode contar com ela para o ajudar a combater a diabetes!
  2. Abacate
    Se é fã de guacamole, temos uma ótima notícia para si: o abacate pode tornar-se um dos seus melhores amigos. Rico em ácidos gordos, é capaz de controlar níveis de colesterol no sangue, o que é altamente benéfico para combater a diabetes. Por outro lado, este fruto está repleto de fibras, o que contribui para a sensação de saciedade
  3. Aveia
    Se gosta de variar nas receitas, vai ficar contente por saber que a aveia é uma fantástica aliada no controlo do índice glicémio. É difícil encontrar um alimento que o mantenha tão saciado como as fibras da aveia! Ainda assim, não se esqueça que os flocos integrais, sem adição  de açucares, são sempre a melhor escolha quando a preocupação é prevenir e combater a diabetes!
  4. Iogurte
    Não, não tem que deixar os iogurtes de lado, para combater a diabetes. A verdade é que, enquanto laticínio, o iogurte é uma fonte de proteína e de vitaminas e minerais muito benéficos, como o fósforo e o cálcio. Apesar de ser essencial que opte por iogurtes magros, com zero açúcares adicionados, estes são uma excelente fonte de probióticos, que vão regular o intestino.
  5. Azeite
    Sim, estamos mesmo a falar a sério! Embora seja essencial que se mantenha afastado de óleos, o azeite é uma fonte de gordura saudável, nomeadamente, no que se refere aos níveis de colesterol! Não abuse, mas use!
  6. Frutos Secos
    Se é fã de uns amendoins numa tarde de verão, então esta vai ser a melhor notícia do dia. Os frutos oleaginosos, como as nozes, os pinhões e as amêndoas, são a solução ideal para os pequenos lanches diários antes das refeições quando se está a tentar combater os diabetes. Sempre consumidos a par com outros alimentos, como uma peça de fruta, são ótimos a controlar o índice glicémico e a fome!

Aposte em receitas deliciosas e saudáveis

A diabetes é, de facto, uma doença com a qual é preciso nos preocuparmos, no entanto, há muito que deixou de ser o bicho papão no frigorifico lá de casa! Com cuidado e moderação, é possível construir uma rotina alimentar equilibrada e saudável, que não dispense alguns dos nossos alimentos favoritos! Agarre no seu Euroticket Refeição e inclua na lista de compras estes 6 alimentos para combater a diabetes.

Se procura mais dicas de como tornar as suas escolhas nutricionais mais saudáveis, por forma a combater a diabetes de uma forma eficaz, consulte a página do FOOD- Fighting Obesity through Offer and Demand, uma iniciativa da Edenred que conta com o apoio da Direção-Geral de Saúde e da União Europeia.

Partilhe este artigo:

We connect,
you win