Escola em tempos de pandemia? Temos 4 dicas para si!

Escola em tempos de pandemia

Num ano que parece ter começado com o pé esquerdo, deparamo-nos com um regresso à escola em tempos de pandemia. Faz-se de forma atípica, mas nem por isso menos emocionante.

Pais, crianças e jovens… Todos ansiavam já pelo tão esperado reencontro com professores e colegas e, agora, que as aulas começaram novamente, é normal que a ansiedade e os nervos estejam à flor da pele, principalmente, quando há novos comportamentos que devemos adotar para que tudo corra pelo melhor! Num ano letivo diferente, com uma escola em tempos de pandemia, damos-lhe 4 dicas para tranquilizar os mais novos e ajudá-los nesta nova realidade escolar:

  1. Treinar as novas rotinas, em casa!
    Alterar hábitos e comportamentos não é fácil para ninguém, por isso, quanto mais praticarmos as nossas novas rotinas, melhor! Sabemos que pode ser cansativo recapitular todas as regras diariamente, mas é importante que, no que se refere aos mais novos, o faça com alguma regularidade. Mais, é fundamental que dê o exemplo! Assegure-se de que o seu filho o vê a utilizar a máscara corretamente, a cumprir as distâncias de segurança, a higienizar as mãos e as superfícies regularmente e a adotar pequenos gestos que fazem a diferença, como tossir para o interior do cotovelo.
  2. Escola em tempo de pandemia? Só com o equipamento completo!
    Certifique-se de que o seu filho se “equipa” de acordo com a ocasião. Na mochila, o desinfetante e a máscara devem estar sempre presentes. Sem eles, entrar na escola está fora de questão: é como ir à praia e não levar fato de banho! Ainda assim, é importante que os mais novos se sintam confortáveis a utilizar a máscara, por isso, perca algum tempo a escolher a que mais se adequa aos gostos do aprendiz lá de casa. Ao longo do dia, com a transpiração, é normal que a máscara comece a ficar húmida, pelo que é sempre uma boa ideia levar uma substituta na mochila, bem como uma garrafa de água, fundamental para manter a hidratação ao longo do dia.
  3. A pandemia: tranquilize os mais novos
    Se, enquanto adultos, receamos, em parte, o regresso à normalidade, para os mais novos, este pode ser um verdadeiro desafio. A verdade é que, para além da ansiedade típica deste período, existem também muitos medos no que se refere à convivência com colegas e professores! Ter escola em tempos de pandemia significa que é ainda mais importante que reconforte o seu filho e que lhe transmita que pode confiar nas medidas de segurança implementadas. Por outro lado, certifique-se de que ele tem a consciência de que também tem um papel a assumir, por exemplo, no cumprimento de todas as regras, mesmo quando algum colega está prestes a ignorá-las.
  4. Esteja atento e comunique!
    Num período de difícil adaptação, é essencial que esteja atento ao estado emocional das suas crianças. Alterações bruscas de humor, estados de maior irritação, nervosismo ou apatia podem indicar que algo não está bem e que os mais novos não estão a conseguir gerir todas estas mudanças. Pergunte sempre como correu o dia, as novidades das aulas e como estão os colegas e professores. No fundo, mantenha-se presente e alerta e, se notar algum comportamento estranho que se prolongue no tempo, não tenha problemas em procurar um profissional de psicologia para acompanhar o seu filho nesta fase.

Sabemos que não é fácil gerir a ansiedade e os medos, especialmente, quando não são os nossos. No que se refere às nossas crianças, queremos sempre o melhor para eles, por isso, neste retorno à normalidade, confie em si, dê o seu melhor e não se esqueça: vai ficar tudo bem!

Mesmo que tenhamos uma escola em tempos de pandemia, é importante que esta continue a significar algo positivo para as crianças e para os pais. E, não se esqueça, pode sempre contar com a ajuda das Soluções de Educação Euroticket!

Partilhe este artigo:

We connect,
you win