Pela sua saúde: combata o excesso de peso com 3 dicas infalíveis

Saúde Exercício

Genética, histórico familiar, idade, sedentarismo, hábitos alimentares… Estes são alguns dos fatores que conduzem à Obesidade e ao excesso de peso, que, em Portugal, atingem já 6 em cada 10 pessoas. O problema afeta todas as faixas etárias e pode manifestar-se desde cedo, na infância, tendo um grande impacto na longevidade e na qualidade de vida das pessoas.

Porque no último sábado de maio se assinala o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade, reunimos algumas dicas que o podem ajudar a manter um estilo de vida mais saudável e a prevenir aquela que também é considerada uma das maiores ameaças à saúde pública do século. Ora confira:

  1. Alimentação saudável é a chave mestra
    O excesso de peso, seja qual for a sua causa, é caracterizado pela incapacidade do organismo em libertar-se das calorias extra, que vai acumulando sob a forma de gordura. Assim, para o evitar a todo o custo, uma das primeiras medidas a tomar é, claro, uma dieta equilibrada! Há uma serie de hábitos alimentares que pode e deve introduzir na sua rotina, como:

    – Diversificar os alimentos ingeridos, sempre na quantidade adequada. Vegetais, proteínas, hidratos de carbono, fruta, enfim, de tudo um pouco! Afinal, comer sempre a mesma coisa também não tem graça nenhuma!

    – Diminuir o consumo de gorduras, sal, açúcar e alimentos processados. Apesar de ser uma tarefa difícil – não só pelo prazer que a ingestão deste tipo de alimentos nos dá, mas também pela quantidade de pratos que os contêm – é importante que haja algum rigor no cumprimento desta dica. Diz o ditado que informação é poder, por isso, a melhor forma de estar preparado para abdicar das gorduras, do sal, do açúcar e dos alimentos processados e é analisar bem os rótulos alimentares e escolher sempre (ou quase sempre) o melhor!

    – Manter horários regulares para o consumo das refeições é também muito importante. O nosso corpo funciona como uma máquina e precisa de uma certa cadência para nos dar bons resultados. Assim, esforce-se por manter horários regulares e evite a tentação dos snacks fora de horas, principalmente à noite.

    – Beber muita água, sem exceção! A água é uma poderosa aliada, não só no combate à obesidade e ao excesso de peso, mas também no que respeita ao bom funcionamento e hidratação de todo o nosso corpo. Beber um litro e meio de água por dia é o mínimo!

  2. O corpo é para mexer!
    Aliada a uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico é, sem dúvida, uma das grandes recomendações para todos aqueles que querem ter um estilo de vida mais saudável e evitar o excesso de peso. Não é preciso muito tempo para cumprir esta dica, trinta minutos de exercício físico por dia são suficientes! Porque não elaborar uma lista com os exercícios que mais gosta de fazer? A verdade é que não tem que se tornar num atleta profissional, atividades simples como fazer caminhadas, andar de bicicleta, dançar ou até jardinar já cumprem o propósito!
  3. Dormir também conta!
    Pode parecer exagerado, mas a verdade é que as nossas rotinas de sono têm muita influência na nossa saúde em geral, inclusive, no nosso peso. Tanto a quantidade, como a qualidade de horas de sono diárias provocam alterações hormonais que, por sua vez, podem aumentar os níveis de stress e o apetite. Assim, se quer combater a obesidade, é fundamental que adapte os seus horários de repouso às suas necessidades e que os cumpra o melhor possível. Verá que as diferenças serão evidentes!

    Sabemos que nem sempre é fácil cumprir com todas as indicações e claro que, de quando em vez, um deslize acontece. O que sugerimos é que faça destas dicas as suas rotinas e que todos os outros comportamento menos saudáveis se tornem nas exceções. Lembre-se que a sua saúde está em primeiro lugar!

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