Envolvimento colaboradores Natal
Recursos Humanos

Como fortalecer o envolvimento dos colaboradores no Natal?

3 de Dezembro, 2024

Já falta muito pouco para o Natal e a época festiva tende a ser um momento relevante nas organizações. As celebrações características da quadra natalícia são uma boa oportunidade para reforçar a cultura organizacional e para fomentar o envolvimento dos colaboradores.   

No entanto, esse envolvimento pode – e deve – ser promovido com recurso a outras iniciativas que vão além do tradicional jantar de Natal.

Descubra algumas ideias que vão permitir-lhe motivar e reconhecer os colaboradores, potenciar a coesão das equipas e conectá-las aos valores e propósito da empresa.  

Leia também: 7 Dicas para envolver os colaboradores em teletrabalho

1 – Decorar o local de trabalho

Mais do que limitar-se a decorar o espaço, convide os colaboradores a participar nas decorações. Cada pessoa pode ajudar a colocar luzes, a adicionar um enfeite à árvore de Natal ou a colocar adereços nas paredes, por exemplo.

Adicionalmente, pode criar um mural com desejos de Natal e incentivar os colaboradores a deixarem a sua mensagem.

O facto de as pessoas terem a oportunidade de participar ativamente nas decorações, ao invés de verem apenas o local de trabalho já decorado, pode ajudar a aumentar o seu sentimento de pertença à organização.

2 – Planear as diferentes atividades e celebrações

Esta época festiva é, como o próprio nome indica, um momento de celebração e união. Por isso, as habituais festas de Natal são, por excelência, uma forma de reunir os colaboradores de forma mais descontraída e num ambiente mais informal.

Planeie os eventos de Natal da sua empresa de forma a que as pessoas possam reforçar os laços que as unem e também o seu elo de ligação à própria empresa. Se existirem colaboradores em regime híbrido ou remoto, o planeamento de atividades que fomentem o espírito de equipa é ainda mais preponderante, uma vez que as pessoas estão fisicamente distantes.

As lideranças devem aproveitar as festas de Natal para demonstrar o seu reconhecimento pelo esforço e trabalho levados a cabo pelas equipas durante o ano.

3 – Reconhecer e premiar os colaboradores

Quando os colaboradores acreditam que o seu trabalho será reconhecido, é 2,7 vezes mais provável que se sintam altamente envolvidos com a organização. Assim, e embora o reconhecimento deva estar presente ao longo de todo o ano e deva ser intrínseco à cultura organizacional, a época festiva surge como uma excelente oportunidade para agradecer aos colaboradores aquilo que fizeram e atingiram.

Considere premiar esse esforço através de recompensas não financeiras – como um presente personalizado ou um cabaz, por exemplo -, mas também financeiras, como é o caso do Edenred Gift.

Este cartão oferta digital visa, precisamente, premiar e incentivar os colaboradores e pode ser usado em dezenas de grandes marcas. Cada colaborador decide gastar o montante recebido onde for mais útil para si.     

4 – Organizar atividades de team building

A época festiva é, também, um bom momento para realizar atividades de team building que ajudem a fortalecer as ligações entre os diferentes profissionais e equipas. Pode escolher atividades temáticas que estejam relacionadas com o Natal e que promovam a colaboração, o espírito de equipa e um bom ambiente de trabalho.

Se não tem ideias, descubra algumas dicas de atividades de team building para todos os orçamentos.

5 – Proporcionar oportunidades de voluntariado

O espírito natalício também está relacionado com a generosidade e com a partilha, com a disponibilidade para ajudar quem mais precisa. Incentivar os colaboradores a despenderem um pouco do seu tempo para apoiarem uma causa vai ajudar a que estes se envolvam de forma mais robusta com a comunidade, mas também com os valores e o propósito da própria organização.  

Procure associações e ONG que tenham programas de voluntariado com empresas, ou que simplesmente precisem de ajuda (com recolhas de bens, na preparação de ceias, na distribuição de presentes a crianças, etc.), e organize todos os aspetos práticos e logísticos para que os colaboradores possam dar o seu contributo.

6 – Promover o bem-estar

Embora a época natalícia seja entusiasmante e feliz para muitas pessoas, pode ser sinónimo de stress e ansiedade para outras. Vários fatores podem fazer com que alguns dos seus colaboradores se sintam mais assoberbados ou desanimados durante este período: dificuldades financeiras, distância dos familiares, solidão, luto pela perda de alguém, entre outros.

Por essa razão, tente incorporar programas de promoção do bem-estar e da saúde mental no seu calendário de comunicação interna. Esse programa pode incluir iniciativas como aulas de ioga, sessões de meditação ou o acesso a sessões de terapia com profissionais de saúde especializados, por exemplo.