Employee Value Proposition: O que é e porque é que é importante
6 de Outubro, 2022
O desafio da atração de talento é uma realidade evidente em Portugal. Segundo o estudo Talent Shortage Survey 2022, do ManpowerGroup, Portugal é o segundo país com maior escassez de talento. 85% dos empregadores portugueses revelam sentir alguma ou muita dificuldade no recrutamento e contratação dos candidatos ideais.
Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver uma Employee Value Proposition (EVP) consistente e atrativa é determinante para as empresas. É a sua EVP que vai permitir-lhe atrair o tão necessário talento.
Mas como? Venha descobrir o que é a Employee Value Proposition e porque é que é tão importante.
“As empresas que concretizam de maneira efetiva a sua EVP podem reduzir o turnover em cerca de 70% e aumentar o envolvimento de novos colaboradores em cerca de 30%”.
Gartner
O que é a Employee Value Proposition?
A EVP consiste, como o próprio nome indica, na proposta de valor que a empresa apresenta aos seus colaboradores. Esta expressão deriva do conceito “Unique Value Proposition”, amplamente conhecido no universo do marketing, e que se refere ao valor único que um determinado produto ou serviço tem e que o faz diferenciar-se da concorrência.
Aplicado ao contexto organizacional e dos recursos humanos, trata-se de um ecossistema de medidas e benefícios que a empresa disponibiliza em troca das competências, da experiência e do desempenho do seu capital humano. Deve representar o conjunto de valores que tornam a organização singular e fazer com que os colaboradores se sintam orgulhosos e entusiasmados por trabalhar nela.
A Employee Value Proposition deve ser única, relevante e apelativa para colaboradores e candidatos. Para isso, existem alguns elementos-chave que esta deve ter em conta:
- Compensação: tipicamente, vai além da remuneração e pode englobar prémios de produtividade, bónus e outros benefícios extrassalariais.
- Work-life balance: aspetos como a flexibilidade de horários, a possibilidade de trabalhar remotamente ou de ter dias de férias extra são importantes para promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
- Estabilidade: através de oportunidades de progressão na carreira ou de formação profissional, por exemplo.
- Respeito: existência de uma cultura diversa e inclusiva, bom ambiente de trabalho, espírito de equipa, entre outros.
Porque é que é importante?
Uma EVP sólida, atrativa e diferenciadora é a resposta à questão “porque é que um candidato poderá optar por trabalhar na nossa empresa?”. É um elemento-chave para atrair e reter talento e para destacar a sua empresa de potenciais concorrentes no mercado de trabalho. A EVP é, por isso, o principal alicerce da sua estratégia de Employer Branding, na medida em que contribui para melhorar a reputação da organização.
Além disso, contribui também para:
- Reduzir a rotatividade;
- Otimizar os processos de recrutamento;
- Melhorar a experiência dos colaboradores;
- Construir uma cultura corporativa forte.
Em suma, uma EVP forte irá permitir que a sua organização se destaque no mercado de trabalho e que: candidatos prefiram concorrer a oportunidades de emprego na sua empresa em detrimento de outras; colaboradores sintam satisfação e motivação por trabalharem onde trabalham.
E a sua empresa, já tem uma Employee Value Proposition definida?