10 Dicas para aumentar a motivação e satisfação dos seus colaboradores

Motivação e satisfação dos colaboradores

A motivação dos colaboradores é um elemento-chave para o sucesso de qualquer organização. Colaboradores satisfeitos e motivados com o seu trabalho são mais produtivos, mais comprometidos e dedicados aos objetivos da empresa, mais criativos e proativos, mais assíduos e menos propensos a procurar outro emprego.

Mas motivar os colaboradores nem sempre é fácil e, por isso, é algo que deve fazer parte das prioridades de todos os líderes e gestores das empresas.

Descubra connosco 10 dicas práticas para aumentar a motivação e a satisfação dos colaboradores da sua empresa!

1 – Defina objetivos claros

Garanta que os seus colaboradores conhecem as metas da empresa e, acima de tudo, que sabem quais são os seus objetivos individuais. Ter objetivos específicos faz com que os colaboradores se foquem em atingi-los e se sintam satisfeitos quando isso acontece. E este sentimento de satisfação irá motivá-los para continuarem a fazer o seu trabalho.

2 – Tenha uma liderança baseada na confiança e no respeito

A confiança e o respeito devem estar na base de qualquer relação humana e, por conseguinte, também nas relações entre colaboradores e as suas lideranças. Confie na gestão que eles fazem do seu tempo e das suas tarefas, dê-lhes responsabilidades e envolva-os nas suas tomadas de decisão. Desta forma os trabalhadores irão sentir-se mais envolvidos e valorizados.

3 – Dê autonomia às equipas

A microgestão é incompatível com a motivação das equipas. Um bom líder permite que os colaboradores sejam autónomos a fazer o seu trabalho, ao mesmo tempo que se mostra sempre disponível para orientá-los e ajudá-los no que precisarem. Este equilíbrio entre autonomia e acompanhamento é fundamental na satisfação dos trabalhadores.

4 – Reconheça o bom trabalho e desempenho

Para se sentirem mais motivados, os colaboradores precisam de saber que os seus superiores reconhecem o seu trabalho. Esse reconhecimento pode ser feito verbalmente com um simples “excelente trabalho” (apenas junto do colaborador ou perante toda a equipa/empresa) ou através da atribuição de prémios/bónus quando o esforço permitiu alcançar determinadas metas estabelecidas.

5 – Promova um bom ambiente de trabalho

Ninguém gosta de acordar de manhã para ir para um trabalho onde não existe bom ambiente. O trabalho ocupa uma grande parte do nosso dia e, por isso mesmo, ter um ambiente de trabalho agradável e acolhedor é fundamental para a nossa motivação. Este bom ambiente é constituído por elementos físicos (salas de convívio, espaços com boa luz natural, máquina de café, plantas, etc) mas também pela postura das próprias pessoas (informalidade, sentido de humor, empatia, cooperação e colaboração, etc).

6 – Peça feedback

Procure ouvir as opiniões dos colaboradores e demonstre que essas opiniões são consideradas e valorizadas quando é preciso tomar decisões. Esse feedback pode ser pedido em relação aos produtos ou serviços da empresa, em relação a procedimentos internos, a oportunidades de melhoria ou em relação a qualquer tema que envolva a empresa e os próprios trabalhadores. Isto fará com que os colaboradores se sintam um elemento importante e valorizado na organização.

7 – Abra espaço à progressão na carreira

As pessoas sentem-se mais motivadas quando têm um plano de carreira e sabem de que forma é que podem progredir na empresa. Ter um determinado objetivo de promoção ou progressão encoraja os colaboradores a darem o seu melhor e, neste contexto, a sua motivação é maior.

8 – Ofereça oportunidades de formação

Muitas organizações não investem na formação dos trabalhadores com receio de que depois eles saiam da empresa (e de que o investimento tenha sido “em vão”). No entanto, o custo de não apostar na formação é muito maior, pois a empresa não está a explorar todo o potencial dos seus colaboradores. A possibilidade de fazer formações e workshops especializados, de participar em conferências e webinares sobre temas da sua indústria torna os colaboradores mais experientes, mais criativos e mais disruptivos, o que traz um grande valor para a sua empresa. Além disso, estas oportunidades de desenvolverem as suas competências também aumentam a sua motivação.

9 – Dê prioridade ao bem-estar das pessoas

É óbvio que a saúde física e mental dos colaboradores tem enorme impacto na sua motivação. O burnout é uma realidade cada vez mais preocupante e as empresas têm um papel fulcral para evitar que os seus colaboradores cheguem a níveis extremos de stress e ansiedade. Promova momentos de lazer e de descanso, pausas frequentes, tente garantir que as pessoas não saltam refeições, estimule a prática de atividade física e tenha atenção a qualquer sinal de que alguém não esteja bem.

10 – Tenha uma política de benefícios

Ter uma política atrativa de benefícios extrassalariais é também uma variável importante da equação quando falamos da motivação dos colaboradores. Ter um conjunto de benefícios oferecidos pela empresa que melhorem a sua vida fora do trabalho faz com que se sintam mais satisfeitos e motivados dentro dele. Estes benefícios podem ir desde um seguro de saúde, a benefícios que suportem as despesas de educação ou as despesas com transportes e mobilidade, passando pelo pagamento de prémios ou bónus. As possibilidades são muitas e devem adaptar-se às necessidades reais de cada colaborador.

 

Já aplica alguma ou algumas destas dicas? Se não o faz, hoje é um bom dia para começar a pensar em como pode adotá-las na sua empresa. Porque a motivação e a satisfação dos seus colaboradores não é algo que deva deixar para amanhã.

Partilhe este artigo:

We connect,
you win