6 Benefícios da diversidade e inclusão nas empresas

Diversidade e inclusão nas empresas

Os conceitos de diversidade e inclusão têm vindo a ganhar destaque no universo organizacional. Isso acontece porque muitos líderes e gestores têm despertado para os benefícios que um local de trabalho diverso e inclusivo pode ter.

De acordo com a McKinsey, as empresas com diversidade de género nas equipas executivas têm 19% mais probabilidade de terem um melhor desempenho do que as que não têm. E as empresas com diversidade de género e diversidade étnica têm 27% mais probabilidade de registarem um melhor desempenho em termos de receita e lucro.

Quando falamos em diversidade e inclusão podemos ser levados a pensar apenas em questões étnicas, raciais e de género. Mas a diversidade deve ser entendida como algo mais abrangente.

Vamos, então, perceber melhor o que é a diversidade e a inclusão. E depois vamos ver quais os seus benefícios para as organizações.

O que é a diversidade e a inclusão?

A diversidade refere-se às diferenças de género, raça, etnia, cultura, nacionalidade, orientação sexual, crenças religiosas e políticas, entre outras. Diz respeito às características únicas e singulares de cada pessoa.

A inclusão pressupõe que todos estes indivíduos diferentes entre si se sentem acolhidos, envolvidos, apreciados e respeitados ao mesmo nível. No local de trabalho isto significa que todos os colaboradores são integrados e se sentem parte integrante das equipas e da cultura da empresa.

A diversidade e inclusão devem ser vistas como dois elementos relacionados entre si. A inclusão é fundamental para a diversidade existir e ser bem-sucedida. Se uma organização tiver diversidade, mas esta não for abraçada nem valorizada, então todo o potencial desse ambiente diverso não é alcançado.

Benefícios da diversidade e inclusão no local de trabalho

Um local de trabalho diverso e inclusivo, composto por pessoas com backgrounds e experiências de vida distintas, gera diferentes perspetivas, ideias e abordagens. E isso tem um impacto muito positivo a vários níveis nas empresas.

1 – Mais inovação

Com equipas e colaboradores mais diversos, a probabilidade de surgirem novas ideias e novas perspetivas é muito maior.

As empresas mais diversas são, geralmente, as mais inovadoras. Pessoas que passaram por experiências de vida diferenciadas vão ter abordagens diferentes aos desafios e aos problemas, bem como ideias mais criativas e disruptivas.

2 – Maior capacidade de atração e retenção de capital humano

Expandir os horizontes nos processos de recrutamento e abrir porta à possibilidade de contratar pessoas mais diversas irá aumentar as probabilidades de encontrar os melhores candidatos.

Além disso, quando as empresas são diversas e inclusivas, os colaboradores sentem-se mais integrados, satisfeitos e motivados. Pelo que a rotatividade nestas empresas tende a ser mais reduzida.

3 – Maior envolvimento dos colaboradores

Quanto mais os colaboradores se sentirem acolhidos, respeitados e valorizados, maior será o seu envolvimento com a organização.

As pessoas tornam-se mais proativas, mais interessadas nos diferentes temas da empresa e mais participativas nas suas iniciativas. Em alguns casos podem mesmo assumir um papel de embaixadores da organização junto dos amigos, familiares e nas redes sociais, por exemplo.

4 – Melhores processos de tomada de decisão

Ter colaboradores diversos que sentem que a sua voz é ouvida dentro da organização faz com que diferentes opiniões e pontos de vista que podiam não surgir à partida possam ser considerados nas tomadas de decisão.

As chefias e as pessoas com poder de decisão devem encorajar a partilha de opiniões de todos os colaboradores e transmitir que o seu contributo pode fazer a diferença.

5 – Melhor desempenho e melhores resultados

Todos os aspetos anteriores tornam, em última instância, as empresas mais rentáveis e potenciam os bons resultados.

A diversidade é considerada um fator crítico de sucesso. Vários estudos indicam que empresas mais diversas têm um desempenho superior e são mais bem-sucedidas. Segundo a McKinsey, as organizações que promovem valores de diversidade e inclusão estão no topo das mais lucrativas.

6 – Melhor reputação

Fomentar a diversidade e a inclusão no local de trabalho acaba por contribuir para a reputação da organização.

O tema da diversidade está na ordem do dia e empresas que estejam cientes da sua importância, e o tenham em conta na sua cultura organizacional, irão beneficiar de um reconhecimento mais positivo.

 

Percebeu de que forma é que a diversidade e a inclusão podem contribuir para um melhor desempenho individual e organizacional?

Por isso, desconstrua os seus preconceitos, reconheça que todos fazem parte da diversidade da sua empresa e promova a inclusão dos outros. Seja justo, aberto, disponível, cooperativo e solidário. Esta é a chave para o sucesso (no trabalho e na vida)!

Partilhe este artigo:

We connect,
you win