8 Ideias low-cost para reconhecer os seus colaboradores

Reconhecer os colaboradores

Reconhecer os colaboradores – pelo seu esforço, pelo seu bom trabalho – é fundamental para mantê-los motivados. Empresas que incorporam estratégias de reconhecimento na sua cultura organizacional conseguem manter o seu capital humano mais envolvido e dedicado.

Mas se pensa que todas as iniciativas para valorizar os colaboradores são demasiado caras, está enganado! Venha descobrir connosco 8 ideias de baixo custo para recompensar e reconhecer o trabalho dos seus colaboradores.

  1. Diga um simples “obrigado”: um agradecimento não tem qualquer custo e é muito efetivo. Dirija o seu agradecimento diretamente ao colaborador, deixe uma nota na sua secretária ou até um cartaz no escritório para toda a equipa ver.
  2. Organize um almoço, um lanche ou uma happy hour: estabeleça que, quando são atingidas determinadas metas, os colaboradores merecem ser recompensados com um momento mais relaxado para festejarem e conviverem.
  3. Envie um email a toda a equipa ou inclua o agradecimento na newsletter interna da empresa: faça um email para toda a equipa e destaque o bom trabalho de um ou mais colaboradores. Se a sua empresa tiver uma newsletter interna, aproveite também esse canal.
  4. Reserve um momento nas reuniões de equipa ou da empresa: aproveite o início de uma reunião de equipa, ou mesmo da empresa no seu todo, para distinguir as conquistas que foram feitas e incentivar o reconhecimento coletivo.
  5. Ofereça presentes simbólicos: e aqui as possibilidades são imensas. Pode oferecer um livro, bilhetes para o cinema ou teatro, bilhetes para um jogo de futebol ou um concerto, ou um cheque-oferta que possa ser usado de forma flexível pelos colaboradores.
  6. Ofereça brindes da sua empresa: recompense a sua equipa com artigos que lhes possam ser úteis: canetas, porta-chaves, garrafas, t-shirts, mochilas para o computador, entre outros. Estes brindes também contribuem para aumentar o sentimento de pertença à organização.
  7. Forneça acesso a alguns materiais e recursos educacionais: pode ser a subscrição de um jornal ou de uma revista da indústria, o acesso a um webinar ou a inscrição numa conferência, por exemplo. Na maioria dos casos, estes recursos são relativamente baratos e contribuem para que os colaboradores sintam que está a investir neles e no desenvolvimento das suas competências.
  8. Celebre os principais milestones ou conquistas: faça questão de congratular os colaboradores no seu aniversário ou noutros momentos importantes como quando casam ou quando têm um filho. Se possível envie flores ou um pequeno presente. O facto de se lembrar vai fazê-los sentirem-se mais apreciados e valorizados.

Embora estas estratégias sejam de baixo custo, o impacto positivo que elas têm na motivação dos recursos humanos pode ser muito grande.

O que achou destas ideias? Existe alguma outra iniciativa que costuma desenvolver na sua empresa para reconhecer o trabalho dos colaboradores? Conte-nos tudo!

 

Partilhe este artigo:

We connect,
you win