Benefícios flexíveis
Benefícios Sociais

Benefícios extrassalariais: O que esperar em 2023

26 de Dezembro, 2022

Os benefícios extrassalariais são um fator-chave que pesa, cada vez mais, na decisão dos colaboradores de ficarem numa determinada empresa ou de abraçarem um novo desafio profissional.

Estes benefícios complementares ao salário são um critério importante – muitas vezes decisivo – que os candidatos têm em conta na hora de aceitar uma proposta de emprego.

Em 2023, prevê-se que a “batalha” pela atração e retenção de talentos continue intensa em algumas indústrias. Por isso, é expectável que as organizações continuem a fazer um caminho de consolidação dos seus benefícios extrassalariais.

Descubra connosco o que esperar no próximo ano!

Apoio à formação

Os trabalhadores tendem a valorizar empresas que demonstrem interesse pela sua progressão e invistam no desenvolvimento das suas competências.

Segundo o estudo “Total Compensation 2022”, desenvolvido pela Mercer, o apoio à formação e desenvolvimento profissional tem vindo a ganhar relevância. Cerca de 57% das empresas inquiridas assumem a comparticipação das despesas associadas à formação dos colaboradores (contra apenas 46% em 2021).

Este apoio à formação pode ser feito de diversas formas: definição de um orçamento para participação em conferências, formações, cursos ou pós-graduações, etc; acesso a plataformas de e-learning; inscrição em escolas de línguas; realização de sessões regulares de formação interna: entre outras.

Planos de saúde

O mesmo estudo da Mercer indica que 90% das empresas disponibilizam um plano de saúde, sendo que, em 70% dos casos, este é extensível ao cônjuge e aos filhos dos colaboradores.

Esta tendência irá prevalecer em 2023, na medida em que este é um benefício amplamente valorizado.

Benefícios flexíveis

2023 será também o ano em que as empresas vão continuar a tomar consciência de que pessoas com estilos de vida diferentes, e em fases de vida diferentes, têm necessidades distintas. 

Os benefícios flexíveis vão ganhar relevância no universo organizacional para responder a esta diversidade de interesses e expetativas dos colaboradores. Alguns destes benefícios podem ser:

  • Apoio às despesas de infância e de educação para colaboradores com filhos/dependentes;
  • Apoio às despesas de saúde e apoio social (como lares de idosos, serviços de apoio domiciliário, etc);
  • Apoio à mobilidade, através da atribuição de um veículo da empresa ou de títulos de transporte, por exemplo;
  • Seguro de vida, plano de pensões, PPR ou outros;
  • Dias de férias adicionais.

Estas tendências marcarão, muito possivelmente, o ano de 2023 no que diz respeito aos benefícios extrassalariais concedidos pelas empresas.

Para si, quais são os benefícios mais importantes?