RH 5.0
Recursos Humanos

RH 5.0: Conheça esta tendência na gestão de recursos humanos

10 de Abril, 2024

As evoluções tecnológicas e os progressos verificados na inteligência artificial têm transformado o setor dos recursos humanos nos últimos anos. Em paralelo, os novos modelos de trabalho que emergiram durante a pandemia da Covid-19 e a entrada de novas gerações no mercado de trabalho – a Geração Z – também têm colocado novos desafios aos responsáveis de RH.

O RH 5.0 é uma tendência recente na área dos recursos humanos que tem, precisamente, o objetivo de se adaptar a todos estes desafios, tirando partido das potencialidades trazidas pela tecnologia.

Venha descobrir connosco em que consiste o RH 5.0 e quais as suas vantagens.

O que é o RH 5.0?

O RH 5.0 refere-se à utilização da tecnologia como um facilitador para, por um lado, melhorar a experiência do colaborador e, por outro, automatizar tarefas e melhorar a produtividade.

Esta abordagem coloca o colaborador no centro das decisões e alicerça-se na tecnologia – plataformas digitais, inteligência artificial, machine learning, análise de dados – para gerir o capital humano de forma mais ágil, eficiente e relevante para os colaboradores.

Chama-se RH 5.0 porque se refere à quinta geração da gestão de recursos humanos:

  • RH 1.0: foco no recrutamento e seleção de colaboradores;
  • RH 2.0: foco na formação contínua e desenvolvimento profissional;
  • RH 3.0: foco na gestão estratégica do capital humano;
  • RH 4.0: foco na análise de dados e digitalização de processos para atrair e reter talentos;
  • RH 5.0: foco na tecnologia para melhorar a experiência e o bem-estar dos colaboradores.

Quais as vantagens de implementar o RH 5.0?

A adoção do RH 5.0 tem um impacto muito positivo no crescimento e na sustentabilidade das organizações. Ao tirarem partido de ferramentas tecnológicas que lhes permitam reduzir o tempo despendido em tarefas repetitivas – como processamentos salariais, gestão de férias e licenças, marcação de entrevistas, etc. -, os responsáveis de recursos humanos poderão focar-se no planeamento estratégico e na otimização da proposta de valor e da experiência dos colaboradores.

Assim, alguns dos principais benefícios do RH 5.0 são:

  • Otimização da eficiência operacional e aumento da produtividade;
  • Automação e redução da probabilidade de erro humano;
  • Tomadas de decisão mais eficientes, baseadas em dados;
  • Gestão de talentos mais efetiva e maior sucesso da atração e retenção de profissionais;
  • Melhoria da experiência do colaborador e promoção do seu bem-estar;
  • Ambiente de inovação, colaboração e adaptação.

Como implementar na sua empresa?

  1. Em primeiro lugar, é importante questionar porque é que faria sentido adotar esta abordagem, ou seja, qual é o “estado da arte” dos processos atuais de gestão de recursos humanos e o que é que pode ser melhorado na experiência do colaborador. Quer melhorar processos internos de marcação de férias ou de acesso aos recibos de vencimento, por exemplo? Quer potenciar o envolvimento dos colaboradores em teletrabalho? Quer agilizar o processo de integração de novos colaboradores? É essencial estabelecer objetivos concretos e mensuráveis.
  2. Com base nesses objetivos, o passo seguinte é definir e implementar medidas que permitam alcançá-los. Consoante a meta, isso pode passar por ajustar processos internos ou por desenvolver novas iniciativas. Por exemplo, para aumentar o envolvimento dos colaboradores em teletrabalho, pode organizar convívios virtuais para que as pessoas interajam informalmente e reforcem laços.
  3. Dote-se de ferramentas tecnológicas que lhe permitam agilizar e automatizar processos. Por exemplo, software de gestão de recursos humanos para reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas e recorrentes, plataformas de e-learning para facilitar o acesso a formação contínua, chatbots internos nos quais os colaboradores podem tirar dúvidas frequentes ou ferramentas de inteligência artificial para ajudar a ter novas ideias, a desenvolver comunicações, etc.
  4. Monitorizar a evolução das métricas e objetivos definidos no início, de forma a avaliar periodicamente o sucesso da estratégia e a ajustar táticas, se for caso disso.