Desperdício-alimentar-organização
Sustentabilidade

“Não!” ao desperdício alimentar

6 de Maio, 2019

Este mês já foi ao supermercado e encheu a sua despensa até junho? Ainda não planeou o que vai jantar hoje? Deitou fora o resto do jantar de ontem? Comeu uma laranja de sobremesa e livrou-se das cascas? Se sim, qualquer um destes pode ter sido o seu primeiro passo rumo ao desperdício alimentar. Mas lembre-se que estamos sempre a tempo de mudar para melhor e, neste artigo, vamos ajudá-lo a começar já hoje.

Parece difícil aproveitar todas as partes dos alimentos e, quando sobra comida ao jantar, por exemplo, nem sempre nos apetece congelar os restos. E quantas vezes nos esquecemos de fazer a lista de compras? Ou saímos para o supermercado sem pegar no papelinho, que acabou por ficar esquecido em casa? Nós compreendemos, mas, mesmo assim, são dez segundos de esforço que, para o ambiente, podem fazer anos de diferença.

Mas qual é, afinal, a dimensão deste problema?

Em 2018, os dados recolhidos pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação revelaram que, em todo o mundo, são desperdiçados cerca de 1,3 biliões de toneladas de alimentos, por ano. Ainda acha que não é assim tanto?

E se lhe dissermos que, só em Portugal, desperdiçamos cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano? Este número implica que cada pessoa desperdice, em média, 132 kg de comida por ano. O que corresponde a, aproximadamente, 324 mil toneladas por família.

Sabemos que são números assustadores, mas, antes que entre em pânico, sugerimos-lhe que leia as recomendações que reunimos para si. Estamos aqui para o ajudar a mudar pequenos hábitos no seu dia-a-dia que terão um impacto muito positivo nestes resultados.

Começar passo a passo

  1. Vamos fazer uma lista?
    Antes de ir ao supermercado, dê uma espreitadela na sua despensa e confirme o que está em falta. Desta forma, consegue comprar apenas o que realmente necessita. O que não quer dizer que, por vezes, não se perca nas prateleiras do supermercado para preparar uma refeição especial.
  2.  Hora de ir às compras?
    De lista feita, está na hora de sair para o supermercado. Rotina que, idealmente, cumpre todas as semanas. Aumentar a periodicidade das suas compras e trazer menos produtos para casa, ajuda a evitar desperdícios.
  3.  Está a acabar a validade?
    Agora que já espreitou a despensa, e foi ao supermercado, chegou a hora de visitar o seu frigorífico. Tente arrumar os produtos de acordo com os prazos que expiram primeiro e cozinhe-os nessa ordem.
  4.  Congele as sobras e leve marmita
    Entretanto, se ontem sobrou jantar e optou por não o guardar, para a próxima, não desperdice. Congele o que não comer e, durante a semana, aproveite, por exemplo, para levar marmita.
  5.  O que fazer às cascas e aos talos?
    Tudo tem um aproveitamento. Pode utilizar as cascas para acrescentar sabor aos seus bolos e compotas ou para aromatizar os seus chás. E, para quem tem plantas em casa, usar as cascas como adubo também é uma boa opção. Quanto ao resto, que tal triturar tudo, e aproveitar o bom tempo, para beber um sumo natural?Seguindo estas dicas, começa a reduzir a distância entre uma vida e alimentação saudáveis e a sustentabilidade. Ler artigo: Um mundo melhor também depende de si.
    Ainda acha que é assim tão difícil contribuir para um mundo melhor? Siga estes cinco passos e comece já a fazer a diferença. Esta é uma missão de todos, e também depende de si.