Sustentabilidade Ambiental Humana
Sustentabilidade

Um mundo melhor também depende de si

18 de Abril, 2019

A barriga está a começar a dar horas e aquela maçã verde que trouxe na marmita está mesmo a pedir que lhe dê uma trinca. Antes de sair de casa, colocou-a numa caixa de plástico dentro da mala do almoço e, já no escritório, arranjou-lhe um espacinho no frigorífico para que se mantivesse fresca até à hora do lanche. Mas será que esse percurso foi o mais saudável?

“Acabar com o plástico” está na ordem do dia e “sustentável” parece ser uma das palavras mais utilizadas em 2019. Pelo menos até agora. Mas afinal, o que é isto de ser sustentável e como se reflete no nosso dia-a-dia? E na nossa alimentação?

A noção de que o ambiente precisa de cuidados especiais e contínuos tem vindo, cada vez mais, a enraizar-se na sociedade. 2019 foi já palco da luta de milhares de estudantes pelo clima e dizer “Basta!” ao plástico também tem sido temática comum a nível europeu. No entanto, temos consciência que mudar, mesmo que pequenas coisas, não é tão fácil como parece.

De vez em quando, é possível que lhe passem pela cabeça questões como: Será que reciclar é mesmo assim tão importante? O que muda se eu hoje não separar o lixo? Já não me apetece comer mais, há algum mal em deitar fora os restos? Mas a verdade é que faz mesmo diferença. E, embora ainda seja prática comum lá por casa colocar a maçã na caixa de plástico antes de ir trabalhar, mudar o mundo pode já começar por aí.

O que posso mudar para começar a melhorar o mundo?

Esta é a questão a que realmente gostamos de responder. O primeiro passo pode ser, exatamente, substituir os recipientes de plástico por caixas ou sacos de papel, frascos de vidro ou sacos de pano, por exemplo. Todavia, são muitos mais os passos que pode seguir no seu dia-a-dia e que farão a diferença na criação de um futuro melhor.

Sabe aquele cansaço e falta de vontade que sente, diariamente, quando chega a casa e tem o jantar para fazer? E se lhe dissermos que, dedicar um dia por semana para preparar mais refeições e depois congelá-las, torna a sua cozinha muito mais sustentável? Pode acreditar. O truque é deixar os alimentos descongelar naturalmente, para que a única energia gasta sejam aqueles dois minutos em que aquece o prato no micro-ondas.

A juntar a esta ideia, sugerimos-lhe ainda alguns cuidados especiais como:

1 – Consumir os alimentos na totalidade, aproveitando os talos, cascas e sementes que, muitas vezes, são as principais fontes de nutrientes e vitaminas.

2 – Manter os equipamentos elétricos (forno, micro-ondas, torradeira, máquina de café, cafeteira, etc.) desligados da tomada enquanto não os está a utilizar;

3 – Optar por produtos biológicos e por hortas caseiras;

4 – Deixar a loiça de molho alguns minutos antes de a lavar, para que a sujidade saia mais facilmente;

5 – Fechar bem o seu frigorífico e regular a temperatura. Para evitar um gasto excessivo de energia, o equipamento não deve estar abaixo dos 3ºC e, o congelador deve manter-se nos -15ºC

6 – Reciclar e reaproveitar são também passos fundamentais para quem ambiciona melhorar a sua pegada ecológica e fazer a diferença

Seguindo estes pequenos conselhos, a sua cozinha fica mais sustentável e, no final do mês, também notará uma diferença significativa nas suas contas. Passo a passo, está a contribuir para um futuro e um mundo melhores.


Afinal, o que posso ou não reciclar?

Além dos plásticos, metais, pilhas e cartões, há alguns objetos e materiais que nunca sabemos se podemos ou não reciclar. Por isso mesmo, reunimos alguns exemplos que podem ajudar a tornar a tarefa menos confusa.

 

Tabela de Reciclagem