Estratégias para fidelizar clientes na restauração
Trabalho

Estratégias para o setor da restauração: Como fidelizar clientes

26 de Abril, 2022

Sabia que adquirir um novo cliente custa, em média, 5 vezes mais do que reter um cliente já existente? (Fonte: Light Speed)

É óbvio que atrair novos clientes é uma parte fundamental do sucesso de qualquer negócio, mas isso não deve significar que deixe de concentrar esforços em fidelizar os clientes que já tem. Clientes satisfeitos tornam-se clientes recorrentes e, além disso, contribuem para a notoriedade do seu restaurante pois partilham a sua experiência positiva com os seus familiares, amigos e, também muito importante, partilham a sua experiência online!

É por isso que deve ter em atenção as seguintes estratégias para fidelizar clientes.

1 – Crie um programa de fidelização

Os programas de fidelização continuam a ser uma boa estratégia de retenção de clientes. Geralmente os clientes vão acumulando pontos por cada refeição até poderem ter acesso a uma determinada vantagem (um café gratuito, uma sobremesa ou mesmo uma refeição).

Estas iniciativas motivam os clientes a visitarem o seu restaurante mais vezes. Por isso, crie um programa que mantenha os clientes entusiasmados, através de prémios frequentes e fáceis de atingir.

Além disso, se solicitar dados como o nome, o telemóvel ou o email dos clientes, pode envolver-se de forma ainda mais relevante com eles (pode, por exemplo, enviar uma mensagem de parabéns no seu dia de aniversário).

2 – Invista num serviço ao cliente de excelência

A experiência dos clientes no seu restaurante irá ditar se eles voltam ou não. E para isso contribui, obviamente, a qualidade da comida, mas também o ambiente do restaurante e a forma como eles são atendidos.

Garanta que o atendimento prestado é feito com competência, simpatia e cuidado. Assegure também que o tempo de espera não é demasiado longo. Em conjunto, todos estes fatores irão contribuir para que os seus clientes tenham uma boa experiência no seu estabelecimento e fiquem mais predispostos a voltar.

3 – Envolva os seus clientes

As redes sociais não são apenas ferramentas úteis para atração de novos clientes. Elas também desempenham um papel muito importante na fidelização de clientes já existentes. Ao fazer publicações frequentes está a manter esse contacto e a proporcionar esse envolvimento.

Outras formas de fazê-lo são, por exemplo, as tais mensagens de aniversário ou um gesto tão simples quanto perguntar aos clientes, no final da refeição, se estava tudo bem ou se alguma coisa pode ser melhorada. Desta forma, os clientes irão sentir que a sua opinião é importante.

4 – Recolha o feedback dos clientes

Na sequência do ponto anterior, recolher o feedback dos clientes e ter atenção aos comentários, sobretudo os negativos, é outra maneira muito importante de aumentar a fidelização.

As críticas negativas são sempre uma oportunidade de crescimento e podem ser muito valiosas para perceber o que pode ser melhorado ao nível do serviço, da qualidade da comida ou noutros aspetos.

Se essas críticas foram feitas online (no seu site, nas suas redes sociais, no Google ou noutras plataformas), invista tempo a responder aos clientes e procure transmitir-lhes o que está a ser feito no sentido de melhorar.

5 – Use ingredientes e alimentos sazonais

A utilização de ingredientes e alimentos sazonais tem inúmeras vantagens do ponto de vista da qualidade da comida servida. Alimentos mais frescos resultam, certamente, em pratos mais ricos e saborosos.

Porém, isso permite-lhe também introduzir alguma variedade no seu menu ao longo do ano. E embora possa ter aqueles clientes que vão ao seu restaurante para saborear sempre o mesmo prato, podem existir outros que não voltam tantas vezes se não houver nenhuma novidade.

É por isso de deve recorrer a alimentos da época sempre que possível. E não se esqueça, vá anunciando estas atualizações ao menu no seu site, nas suas redes sociais e noutras plataformas onde o seu restaurante esteja presente.

 

O que achou destas estratégias para fidelizar clientes no setor da restauração? Já implementa alguma delas? Ou tem alguma outra estratégia da qual não falámos aqui? Conte-nos tudo!