Soft skills
Trabalho

Soft skills: Porque é que são importantes para a sua carreira?

23 de Março, 2023

Vários estudos, entre os quais uma pesquisa da Universidade de Harvard, demonstram que 85% do sucesso profissional se deve às soft skills do trabalhador e apenas 15% às hard skills (conhecimentos e competências técnicas).

Estes dados demonstram o peso que as soft skills têm na construção de uma carreira profissional. Embora as competências técnicas, específicas de cada função, sejam importantes, os líderes tendem a valorizar cada vez mais pessoas com as soft skills consideradas relevantes para a organização.

Isto acontece numa altura em que, com todas as inovações tecnológicas que presenciamos, muitas atividades vão sendo automatizadas. No entanto, as soft skills não podem ser substituídas por máquinas nem por ferramentas digitais. 

Mas o que são, então, as soft skills?

O que são as soft skills?

As soft skills referem-se competências interpessoais e socioemocionais. São características e atributos relacionados com a forma como o trabalhador demonstra profissionalismo, comunica e se relaciona com os outros.

Alguns exemplos de soft skills são: criatividade, integridade, gestão de conflitos, capacidade de resolução de problemas, organização, adaptabilidade, trabalho em equipa, liderança, sentido crítico, entre outras.

Porque é que as soft skills são importantes para a sua carreira?

A maior parte das interações em contexto profissional requerem algum nível de competências interpessoais. Quando está a negociar o seu contrato ou uma atualização salarial, quando está a apresentar uma ideia a um colega ou ao seu chefe, quando está em contacto com clientes… as soft skills são exigidas nas mais diversas situações.

Desenvolver estas competências é fundamental para estar em melhor posição de fazer crescer o seu negócio ou de progredir na sua carreira. Tudo porque consegue comunicar melhor, liderar com mais confiança e efetividade, executar projetos com maior facilidade e entregar resultados mais positivos.

Assim, algumas das razões pelas quais as soft skills são importantes são:

  • Progressão na carreira: mais de 90% dos profissionais de recrutamento acreditam que colaboradores com soft skills sólidas têm uma maior probabilidade de serem promovidos para um cargo de liderança do que os profissionais com soft skills mais fracas (iCIMS Hiring Insights).
  • Tomadas de decisão: não são apenas os cargos de liderança que exigem tomadas de decisão. Em qualquer atividade profissional é preciso tomar decisões e fazer escolhas. Ter competências de escuta ativa e de comunicação é crucial.
  • Resolução de problemas: quando surge um problema, nem todas as pessoas têm a capacidade de ter um papel ativo na sua resolução. Ser proativo no reconhecimento dos obstáculos, e na sugestão de medidas para os ultrapassar, é uma das soft skills mais relevantes.
  • Ambiente de trabalho: competências socioemocionais como a empatia, a entreajuda e o espírito de equipa ajudam a construir um local de trabalho mais saudável e menos tóxico.
  • Relação com clientes, parceiros, fornecedores ou outros públicos: no caso de funções em que é preciso lidar com clientes, parceiros ou fornecedores, a comunicação é um elemento-chave. A forma como essa relação é construída e nutrida é crucial para a experiência que cada um desses públicos tem com a sua empresa.
  • Futuro do mundo do trabalho: inovações como a automação e a inteligência artificial já estão a moldar o mundo do trabalho. Mas o que estas fazem é reduzir o número de tarefas que exigem hard skills (competências técnicas), tornando as soft skills ainda mais valiosas e imprescindíveis.

Como desenvolver as suas soft skills?

O primeiro passo é identificar as áreas nas quais quer e/ou precisa de melhorar. Isto pode implicar alguma reflexão ou a recolha de feedback por parte de colegas e superiores hierárquicos. Por vezes, o feedback de pessoas do seu círculo mais pessoal, como familiares e amigos, também pode ser útil.

Depois de identificados os pontos a melhorar, as maneiras de desenvolver essas soft skills podem ser diversas: ler um livro que aprofunde esse tema, fazer um curso, trabalhar com um mentor… tudo depende competência que quer aperfeiçoar. 

Imaginando que quer melhorar a sua capacidade de falar em público, pode fazer uma formação que lhe dê ferramentas para falar em público com mais confiança e fluidez e depois ir treinando em casa.

A verdade é que grande parte das soft skills são potenciadas por uma maior autoconfiança e entusiasmo. Pelo contrário, são prejudicadas ou dificultadas pela ansiedade, insegurança e pessimismo.


Em suma, se existe alguma competência que gostasse de melhorar por achar que é útil para a sua atividade profissional, hoje é um bom dia para começar.

Mais tarde, quando começar a ver resultados positivos, vai ficar satisfeito por ter tomado essa decisão!