Absentismo laboral: o que é, principais causas e medidas para combatê-lo
24 de Agosto, 2022
Faltar ao trabalho ocasionalmente pode ser inevitável. Todos nós já precisámos, por alguma razão, de tratar de um determinado assunto durante o horário de trabalho. No entanto, quando as ausências dos colaboradores se tornam recorrentes, o impacto para a empresa pode ser profundo.
Se o absentismo é uma realidade na sua organização, é fundamental entender as suas causas, para que possa implementar estratégias para reduzi-lo.
Venha connosco conhecer melhor o conceito de absentismo, quais as causas mais comuns e 5 medidas para combatê-lo.
O que é o absentismo laboral?
O absentismo laboral refere-se ao hábito de não comparecer ao trabalho. Verifica-se quando os colaboradores faltam de forma recorrente e não planeada.
O absentismo pode ser medido através da chama taxa de absentismo: número de ausências verificadas por um colaborador a dividir pelo número de dias de trabalho expectáveis. Ao calcularem a taxa de absentismo, as empresas conseguem ter um indicador de eventuais problemas ao nível da assiduidade.
Principais causas do absentismo laboral
Algumas das causas mais comuns para o absentismo prendem-se com motivos de saúde: doenças, lesões pontuais ou problemas de saúde mental como depressão, por exemplo.
A pandemia da covid-19 também veio aumentar significativamente o número de faltas ao trabalho, tanto por parte das pessoas que estão doentes como por parte daquelas que precisavam de estar isoladas (quando estava em vigor o isolamento dos contactos de risco).
O stress e o burnout – exaustão física e mental associada à atividade profissional e ao excesso de trabalho – são também fatores cada vez mais preocupantes em contexto organizacional.
Além destas, existem outras razões para os colaboradores serem pouco assíduos: fraco envolvimento com a empresa, falta de flexibilidade de horários, necessidade de apoio a crianças ou idosos, ambiente de trabalho tóxico, processos de procura de um novo trabalho, entre outras.
Medidas para combater o absentismo laboral
1 – Promova um bom ambiente organizacional
Ter um bom ambiente de trabalho é crucial para que os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados. Ambientes hostis, tóxicos, demasiado competitivos e pouco inclusivos prejudicam a motivação dos trabalhadores e, em última instância, o seu bem-estar, podendo levá-los a faltar ao trabalho.
2 – A saúde e bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar
Uma vez que a maioria das faltas estão associadas a motivos de saúde, garantir o bem-estar dos colaboradores deve estar no topo das prioridades de qualquer organização.
Isso pode ser feito através de consultas de medicina no trabalho, de medidas que assegurem todas as condições de segurança no local de trabalho, ou através da disponibilização de um seguro de saúde que garanta um acesso mais facilitado a cuidados de saúde.
Além disso, existem outras iniciativas que as empresas podem levar a cabo: facultar o acesso a água e fruta no local de trabalho; ter opções de refeições saudáveis na cantina, se tiverem; promover a prática de atividade física (podem oferecer condições especiais em ginásios, organizar torneios, grupos de corrida, etc); dinamizar sessões de ioga ou meditação; entre outras.
3 – A flexibilidade veio para ficar
O work-life balance – equilíbrio entre a vida pessoal e profissional – é cada vez mais valorizado pelos trabalhadores. Todos temos uma vida pessoal que coexiste com a nossa atividade profissional. E, por vezes, a possibilidade de termos horários flexíveis ou de podermos trabalhar alguns dias remotamente pode facilitar a resolução de alguns assuntos: ir a uma consulta ou acompanhar algum familiar, ficar com um filho em casa se ele estiver doente, ir a uma reunião de pais, entre muitos outros.
Não ter um horário rígido, bem como ter a possibilidade de trabalhar à distância, pode contribuir para aumentar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores, prevenindo assim situações de absentismo.
4 – Invista numa cultura de reconhecimento
Os trabalhadores gostam de ver o seu desempenho reconhecido. Ter uma política de reconhecimento é muito importante para manter os níveis de motivação do capital humano.
Além disso, pode adotar formas de reconhecer e premiar a assiduidade dos colaboradores (através de prémios monetários ou de folgas ou dias de férias extra, por exemplo). Desta forma, transmite que a sua presença no trabalho é valorizada e ainda incentiva aqueles que costumam faltar a reduzir o número de ausências.
5 – Envolva os colaboradores
Trabalhadores mais envolvidos com a empresa (com a cultura organizacional e os seus valores, com os objetivos de negócio, com a equipa) tornam-se mais comprometidos e, por isso, mais assíduos. Este sentimento de pertença aumenta a sua motivação para irem trabalhar.
Envolver os colaboradores pode significar muitas coisas: investir no seu crescimento pessoal e profissional (oportunidades de formação e desenvolvimento de competências), criar planos de progressão de carreira, realizar atividades de team building, promover momentos nos quais os trabalhadores possam dar as suas sugestões e opiniões sobre a empresa, entre outras.
Combater o absentismo laboral pode ser um processo longo e complexo. Por isso, é importante perceber quais são as principais causas, para que consiga atuar sobre elas.
Acha que estas estratégias podem ser úteis na sua empresa? Conte-nos tudo!