Turnover no ambiente de trabalho
Recursos Humanos

Turnover: O que é e quais as suas causas principais

29 de Julho, 2022

O mercado de trabalho não é estático. As pessoas saem das empresas e integram novos desafios profissionais pelas mais diversas razões.

E embora algumas dessas razões sejam alheias às organizações (reforma, mudança de cidade ou de país, desejo de trabalhar noutra área, etc), na maioria dos casos, os colaboradores abandonam as empresas por algum motivo de desmotivação ou insatisfação com o trabalho ou com a própria empresa.

É neste contexto que entra o conceito de turnover. Venha descobrir o que é e que fatores contribuem para que seja elevado.

O que é o turnover?

O turnover – ou rotatividade – refere-se à quantidade de colaboradores que saíram da organização durante um determinado período de tempo. É, geralmente, calculado em percentagem (taxa de rotatividade dos colaboradores).

A taxa de turnover inclui os colaboradores que saíram da empresa por vontade própria e também aqueles que foram despedidos ou não viram os seus contratos renovados.

Existem vários fatores que podem contribuir para uma taxa de turnover elevada. Vamos conhecer os principais.

Fatores que contribuem para um turnover elevado

1 – Falta de oportunidades de crescimento e progressão

As oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional que as empresas disponibilizam aos seus colaboradores têm muita influência na sua retenção.

Os trabalhadores valorizam a possibilidade de progredirem na carreira. Quando não existem perspetivas de evolução nas funções que desempenham, o mais provável é que procurem novos desafios fora da sua empresa.

2 – Falta de formação profissional

As oportunidades de formação são outro aspeto muito valorizado pelos colaboradores, que gostam de sentir que a empresa se preocupa em investir no seu desenvolvimento.

Quando adquirem novas competências – ou consolidam as que já têm -, os trabalhadores tornam-se, não só, mais produtivos e eficientes, mas também mais empenhados e envolvidos nos objetivos da organização. Isso pode evitar saídas voluntárias e também situações de despedimento por baixa performance.

3 – Excesso de trabalho

Todos temos períodos de maior trabalho, é inevitável. Mas quando os colaboradores têm regularmente de trabalhar mais horas, ou até de adiar folgas ou férias, o mais natural é que fiquem cansados e frustrados.

Quando essa realidade se torna constante, e começa a interferir com o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, é previsível que os colaboradores queiram abandonar a empresa e procurar outras alternativas.

4 – Falta de feedback e reconhecimento

Os trabalhadores gostam de ter feedback do seu trabalho e de ser reconhecidos quando esse trabalho é bem feito. Esta cultura de reconhecimento e de comunicação regular deve estar presente em qualquer empresa.

A ausência de feedback pode levar os colaboradores a sentirem-se pouco orientados, apoiados e valorizados. E isso pode levá-los a considerar outras oportunidades profissionais.

5 – Baixo envolvimento nas decisões tomadas

Alguns líderes tendem a fazer microgestão, reduzindo assim a autonomia dos trabalhadores e eliminando alguma abertura que estes poderiam ter em alguns processos de decisão.

Os colaboradores gostam de sentir que a sua voz é ouvida dentro da organização e que as suas opiniões são tidas em consideração. Quando isto não acontece, tendem a ficar frustrados, o que contribui para aumentar a rotatividade.

6 – Más condições de trabalho

As empresas devem fornecer aos seus colaboradores todos os materiais e equipamentos necessários para o seu exercício de funções. Más condições de trabalho podem gerar uma baixa produtividade e uma insatisfação geral com o trabalho.

7 – Ambiente de trabalho desagradável ou tóxico

Um ambiente de trabalho hostil é uma das principais razões que leva os colaboradores a saírem das empresas. Quando existem intrigas ou conflitos permanentes, quando as pessoas se sentem constantemente stressadas, prejudicadas, amedrontadas ou até maltratadas, é natural que procurem distanciar-se desse ambiente.

Garantir um bom ambiente de trabalho – sereno, agradável, inclusivo e até divertido – é fundamental para que o turnover não seja elevado.

A elevada rotatividade de colaboradores custa muito tempo e dinheiro às empresas. Em primeiro lugar porque têm esforços sucessivos para substituir as pessoas que saem (processos de recrutamento mais regulares) e para formar os colaboradores que chegam. Depois, porque empresas com um elevado turnover podem ser vistas no mercado de trabalho como um mau sítio para se trabalhar.

Assim, se a sua empresa enfrenta esta realidade, é fundamental que olhe para as causas que estão a contribuir para o turnover e que defina estratégias com vista a reduzi-lo.